A leitura e a contação de história como recurso de intervenção do psicopedagogo

Autores

  • Lígia de Assis Monteiro Fontana Universidade Aberta de Portugal/Lisboa
  • Lilian de Assis Monteiro Lizardo Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v3n2.p17

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Comportamento leitor, Contar histórias, Psicopedagogo

Resumo

Este estudo tem a finalidade de dialogar sobre o papel da leitura e o contar história como recursos que podem contribuir para a ação do psicopedagogo. A intenção é investigar estes artifícios partindo do pressuposto que os indivíduos inseridos no mundo dos livros desenvolvem em maior escala seu potencial pessoal. Iremos expor a ideia de que a leitura e o contar história incidem em questões emocionais, fantasias, percepções, que despertam a sensibilidade e o comportamento leitor independente da faixa etária. O psicopedagogo neste processo promoverá novas descobertas, conhecimentos e estímulos para leitura.

[Recebido: 24 out. 2015 – Aceito: 29 out. 2015]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lígia de Assis Monteiro Fontana, Universidade Aberta de Portugal/Lisboa

Pedagoga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Especialista em Tecnologia Educacional pela mesma instituição. Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, especialista em Psicopedagogia Educacional pela Universidade Anhembi Morumbi e Mestranda no curso Comunicação Educacional e Mídias Digitais pela Universidade Aberta de Portugal em Lisboa. Aluna da Universidade Federal Fluminense no curso PIGEAD Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância e no curso de especialização do SENAC em Design Instrucional. Atuação como docente no curso de Pedagogia, experiência na área de analista de tecnologia educacional, instrutora de novas tecnologias, tutora ambientes virtuais de aprendizagem, redes sociais e capacitação para docentes e gestores de atualizações tecnológicas.

Lilian de Assis Monteiro Lizardo, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Pedagoga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, especialista em Psicopedagogia Educacional pela Universidade Anhembi Morumbi e Mestranda no curso Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Aluna da Especialização da Universidade Federal Fluminense no curso de especialização PIGEAD – Planejamento, Implantação e Gestão em Educação à distância.

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 3. ed. São Paulo: Scipione, 2003.

ALLIENDE, Felipe; CONDEMARÍM, Mabel. A leitura: teoria, avaliação e desenvolvimento. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. São Paulo: Ática, 1988.

BUSSATO, Cléo. Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa. 3. ed. São Paulo: Vozes, 2005.

CASTORINA, José Antonio [et al.]. Piaget-Vygotsky: Novas Contribuições para o debate. São Paulo: Ática, 1998.

CRAMER, Eugene H.; CASTLE, Marietta. Incentivando o amor pela leitura. Porto Alegre: Artmed, 2001.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria-análise-didática. 6. ed. São Paulo: Ática, 1993.

DOHME, Vânia D’Ângelo. Técnicas de contar história. 7. ed. São Paulo: Informal, 2000.

FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.

MARTUCCI, E.M. Aprendendo a contar histórias. In: Formação de contadores de histórias. São Carlos: UFSCAR, 1999.

MEIRELES, Cecília. Problemas da leitura infantil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

PIAGET, Jean. A linguagem e pensamento da criança. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

SOARES, Magda. As condições sociais da leitura uma reflexão em contraponto. In: ZILBERMAN, Regina [et al]. Leitura perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 1988.

VYGOTSKY, Liev Semianovich. Psicologia da Arte. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado

2016-04-11

Como Citar

FONTANA, L. de A. M.; LIZARDO, L. de A. M. A leitura e a contação de história como recurso de intervenção do psicopedagogo. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 3, n. 2, p. 17–28, 2016. DOI: 10.30620/gz.v3n2.p17. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3290. Acesso em: 22 nov. 2024.