O TEXTO LITERÁRIO E A ABORDAGEM DE TAREFAS: EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA A TERCEIRA IDADE

  • Ana Carolina Vitor Pereira Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Bruna Caroline dos Santos Dias Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Roberto Rodrigues Bueno Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Resumo

Este artigo aborda, como tema primordial, o uso de texto literário ancorado à metodologia de abordagem de tarefas, integrando-os ao ensino de língua inglesa para a terceira idade. A fim de fundamentar o ensino de línguas através de literatura, apresenta-se Thaler (2016), Tiberio (2014),  e Mota (2018); Para alicerçar o ensino de língua inglesa para a terceira idade convoca-se Faria & Monteiro (2007), Vitor, Bueno & Trevisol (2022), Relvas (2005), Gonçalves (2010), Lima (2001) e Cardoso, Ribas, Silva, Gouvêa & Costa (2012); e por último, com o fim de sustentar o ensino de línguas baseado em tarefas, cita-se Ellis (2003), Nunan (1991; 2004), Skehan (1998), Trevisol (2019), Dias & Trevisol (2022), Dias, Oliveira e Trevisol (2020), e  Benson (2015). Para tanto, este trabalho se propôs a relatar a experiência em decorrência dos estudos de literatura com o público da terceira idade, assinalar as potencialidades do ensino de língua inglesa para esse público, e por fim, teorizar o ensino de línguas baseado em tarefas (TBLT). Destarte, com essa experiência, constatou-se que a abordagem de tarefas, integrada ao uso do texto literário, mostrou-se significativa para o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas (escrita, fala, compreensão oral e leitura) no contexto de ensino de Língua Inglesa para a Terceira Idade, contribuindo, de igual modo na autoestima das cursistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Vitor Pereira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduanda em Letras, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Jacobina. Atuou no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto (Multi)Letramentos em Língua Inglesa: possibilidades de aprendizagens no contexto escolar por meio de Tarefas pela Universidade do Estado da Bahia. Pesquisadora integrada ao grupo de pesquisa FormAção em Linguagem e Ensino (FALE) pela mesma Universidade. Bolsista de Iniciação à Extensão consoante ao Projeto FALE línguas com o Clube de Línguas: alemão, espanhol, francês, inglês voltado ao Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI). Apresenta interesse pelas áreas de Linguística e Educação, especificamente o Ensino de Língua Inglesa. 

Bruna Caroline dos Santos Dias, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduanda em Letras - Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus IV, Jacobina. É integrante do Grupo de pesquisa FALE - FormAção em Linguagem e Ensino - e bolsista do Programa de Iniciação Científica (IC) da UNEB. Desenvolve pesquisas nas áreas de Letras e Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, especialmente no que concerne ao Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (Task-based Language Teaching, TBLT).

Roberto Rodrigues Bueno, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena - Português e Inglês pela FECILCAM - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (1998) e mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Atualmente é professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística, atuando principalmente no seguinte tema: Ensino/Aprendizagem de Língua Inglesa, Ensino de Pronúncia e Estudos Fonéticos e Fonológicos da Língua Inglesa.

Publicado
2022-12-29
Métricas
  • Visualizações do Artigo 23
  • PDF downloads: 12