DA UNIVERSIDADE PARA SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA DE LABORATÓRIO DE LICENCIATURA PARA O ENSINO DE LÍNGUAS

  • Darlene Gomes Lordelo Jesus UNEB Alagoinhas

Resumo

Este artigo busca divulgar resultados da minha pesquisa de mestrado em pós crítica na Uneb. Iniciei com a contextualização do objeto de pesquisa, neste caso, a profissionalização docente, fruto de uma inquietação minha sobre o fazer docente e a sensação de insegurança sobre o quê e como deveria ensinar nas aulas de Línguas. A relevância da pesquisa foi intitulada em duas perguntas: Sabemos tudo mesmo? Em que esse artigo pode colaborar? Neste parágrafo, discorri sobre estudos de Finard e Dalve (2012) que apontam a necessidade de si rever a formação docente no tocante ao seu fazer, daí, em anuência com os estudo de Nóvoa (2017) sobre a implemetação do Laboratório de Licenciatura apresento o quão promissor pode ser o grupo de trabalho. Para tanto, descrevo duas vivências em Grupos de trabalho e o quanto estas repercutiram na (re) construção da minha práxis e também da minha identidade profissional. O problema da pesquisa aborda todo um processo de precarização da educação de forma cíclica da educação superior para a básica e, vice-versa. Com um questionamento inicio a argumentação em defesa da metodologia autobiográfica para educação, em concordância com os estudos de Bragança (2011). O levantamento de dados está distribuído em dois capítulos,   o primeiro com o título: o Laboratório de licenciatura  no contexto da pandemia da covid19/Laboratório I. Neste, apresento minha primeira vivência no grupo de trabalho, durante o tirócinio e como esta se transformou numa experiencia rica e elucidativa por trazer respostas para as minhas inquietações iniciais. Já no segundo, intitulado: Percorrendo o caminho entre a uneb e a sala de aula da escola pública/ Laboratório II, abordo as vivências em outro grupo de trabalho com conexão direta entre minhas aulas e as teorias vistas na univesidade. Por fim, trago inúmeras considerações sobre os ganhos de exercitar a profissionalização docente num formato colaborativo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Darlene Gomes Lordelo Jesus, UNEB Alagoinhas

Mestra em Crítica Cultural (UNEB). Professora de Língua Estrangeira da rede estadual de ensino da Bahia desde 2013. Endereço eletrônico: darlinprof@gmail.com.

Publicado
2022-12-29
Métricas
  • Visualizações do Artigo 6
  • PDF downloads: 4