DA UNIVERSIDADE PARA SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA DE LABORATÓRIO DE LICENCIATURA PARA O ENSINO DE LÍNGUAS
Resumo
Este artigo busca divulgar resultados da minha pesquisa de mestrado em pós crítica na Uneb. Iniciei com a contextualização do objeto de pesquisa, neste caso, a profissionalização docente, fruto de uma inquietação minha sobre o fazer docente e a sensação de insegurança sobre o quê e como deveria ensinar nas aulas de Línguas. A relevância da pesquisa foi intitulada em duas perguntas: Sabemos tudo mesmo? Em que esse artigo pode colaborar? Neste parágrafo, discorri sobre estudos de Finard e Dalve (2012) que apontam a necessidade de si rever a formação docente no tocante ao seu fazer, daí, em anuência com os estudo de Nóvoa (2017) sobre a implemetação do Laboratório de Licenciatura apresento o quão promissor pode ser o grupo de trabalho. Para tanto, descrevo duas vivências em Grupos de trabalho e o quanto estas repercutiram na (re) construção da minha práxis e também da minha identidade profissional. O problema da pesquisa aborda todo um processo de precarização da educação de forma cíclica da educação superior para a básica e, vice-versa. Com um questionamento inicio a argumentação em defesa da metodologia autobiográfica para educação, em concordância com os estudos de Bragança (2011). O levantamento de dados está distribuído em dois capítulos, o primeiro com o título: o Laboratório de licenciatura no contexto da pandemia da covid19/Laboratório I. Neste, apresento minha primeira vivência no grupo de trabalho, durante o tirócinio e como esta se transformou numa experiencia rica e elucidativa por trazer respostas para as minhas inquietações iniciais. Já no segundo, intitulado: Percorrendo o caminho entre a uneb e a sala de aula da escola pública/ Laboratório II, abordo as vivências em outro grupo de trabalho com conexão direta entre minhas aulas e as teorias vistas na univesidade. Por fim, trago inúmeras considerações sobre os ganhos de exercitar a profissionalização docente num formato colaborativo.
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