Abordagem crítico-cultural de leitura literária
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v10n2.p35Palavras-chave:
Lugar do leitor crítico-cultural, Leitura literária, Método de ensino da leitura literária crítico-culturalResumo
Trata-se de encontrar o lugar do leitor crítico-cultural para propor um método de leitura literária de experiências subjetivas ideológicas e teóricas em relação à noção de poder na sociedade. Esta investigação foi motivada por questões como: Qual o lugar do leitor crítico cultural? E qual o lugar no leitor crítico-cultural que permite criar um sistema de análise de leitura literária? Toma-se como base o uso da linguagem como operador de uma estrutura tática de poder institucionalizado no seio da sociedade. Discutido do ponto de vista de Stuart Hall (2003); Gomes (2011) e de Iúri Lotman (1978, 1979). Aplicados a leitura do poema “O bicho”, de Manuel Bandeira. Essa abordagem possibilita uma ativação das experiências subjetivas do leitor e evidencia como resultado um ato emancipador do sujeito leitor.
[Recebido em: 31 maio 2022 – Aceito em: 27 out. 2022]
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