Formação docente no Brasil

as intenções governamentais para a educação e a prática reflexiva do professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v10n2.p19

Palavras-chave:

Educação, Formação docente, Política educacional

Resumo

O objetivo desse artigo é refletir sobre a educação brasileira e a formação docente. Toma-se como eixo de análise a educação no Brasil desde a colonização até a contemporaneidade. Nessa perspectiva, destaca as intencionalidades do poder público para qualificar o professor, e expõe a importância da prática reflexiva docente frente às opções políticas em torno da educação pública brasileira.

[Recebido em: 30 abr. 2022 – Aceito em: 27 set. 2022]

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Biografia do Autor

Marleide Lima de Brito Sousa, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestranda em Crítica Cultural no Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Licenciada em História, Especialista em História Política e Metodologia da Educação Profissional, ambos pela UNEB. Especialista no Ensino de História e Geografia pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

SOUSA, M. L. de B. Formação docente no Brasil: as intenções governamentais para a educação e a prática reflexiva do professor. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 10, n. 2, p. 19–34, 2022. DOI: 10.30620/gz.v10n2.p19. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/14135. Acesso em: 15 nov. 2024.