Dialogando entre canção popular brasileira, crítica cultural e criação musical
uso de uma linguística aplicada interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v10n2.p143Palavras-chave:
Musicalidade, Identidades, Cultura PopularResumo
O estudo apresenta a construção de imagens e identidades brasileiras na musicalidade e analisa como as características permanentes da música brasileira expressa uma memória social e uma identidade em constante processo de construção. O texto tem como objetivo discutir noções contemporâneas de cultura a partir de imagens das canções no imaginário da nação, no sentido de destacar sua elaboração nas manifestações orais no decurso da história brasileira. Além de situar o leitor no conceito de cultura popular e como a mesma é importante para o fortalecimento das identidades e subjetividades. A Música se faz presente em todos os processos históricos principalmente os relacionados com a cultura popular, a musicalidade também é uma forma de transmissão oral de cultura que por sua vez se torna um registro identitário, na construção da subjetividade dos sujeitos em seus múltiplos processos, e compreender como a mesma contar história, demarcar territórios, legitimar culturas, e acima de tudo, é uma das grandes potencialidades do processo de ensino-aprendizagem fortalece a maneiro de como a musica é vista dentro de manifestações da cultura popular em seus signos e significados.
[Recebido em: 30 mar. 2022 – Aceito em: 9 nov. 2022]
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