Leitura nas séries iniciais

uma proposta para a compreensão leitora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v10n2.p169

Palavras-chave:

Ensino, Leitura, Estratégias leitoras

Resumo

Ler é possível e imprescindível na escola. Porém para que a leitura se realize significativamente é fundamental a utilização de metodologias adequadas à realidade e às necessidades do educando.  Este trabalho, demonstra uma experiência na mediação com a leitura, em uma turma de 3º ano, das séries iniciais, do Ensino Fundamental. Em relação à abordagem é qualitativa. Para atingir esse propósito a partir de uma pesquisa-ação na qual foi utilizada a observação participante, em uma Escola da Rede Pública, situada na zona rural, do Município de Alenquer-PA. O objetivo central desta pesquisa é verificar a partir do desenvolvimento de atividades de leitura, com a utilização de estratégias leitoras, as prováveis contribuições na compreensão de textos lidos pelos alunos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa-ação através de observação participante. A análise demonstrou ampliação nas habilidades leitoras das crianças-partícipes do projeto. Além de desenvolvimentos de habilidades socioemocionais, isso devido ao maior envolvimento e participação ativa nas atividades promovidas.

[Recebido em: 20 jan. 2022 – Aceito em: 20 set. 2022]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosiane Maria da Silva Coelho, Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará – EETEPA/Santarém

Doutoranda em Educação pela Universidade Luterana do Brasil; Mestra em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Oeste do Pará; Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará; Docência Superior e Tutoria em Educação a distância; Professora de Língua Portuguesa da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará – EETEPA Santarém.

Jarliso da Silva Almeida, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal - UNIPLAN/Unidade Itaituba

Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional; Educação a distância 4.0 pela FAEL. Graduado em Letras pela Faculdade de Itaituba; Pedagogia pela FAEL. Atualmente é professor de Língua Portuguesa na rede estadual e municipal de Itaituba. Docente no Curso de Licenciatura em Pedagogia do UNIPLAN – Unidade Itaituba.

Referências

BORTONI-RICARDO, Stella Maris, et al. Leitura e mediação pedagógica. São Paulo: Parábola, 2012.

CASTANHEIRA, M. L; MACIEL, F, I, P; MARTINS, R M, F. Alfabetização e Letramento em sala de aula. 2º edição, Belo Horizonte: Autêntica Editora:2009

COLOMER, Teresa e CAMPS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Trad. Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011.

KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 6. ed. Campinas. São Paulo: Pontes, 1999.

KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. 8. ed. Campinas, SP: Pontes, 2002.

LENER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Trad. Claudia Schilling-6 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

Publicado

2022-12-29

Como Citar

COELHO, R. M. da S.; ALMEIDA, J. da S. Leitura nas séries iniciais: uma proposta para a compreensão leitora. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 10, n. 2, p. 169–191, 2022. DOI: 10.30620/gz.v10n2.p169. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/13548. Acesso em: 2 dez. 2023.