Leitura nas séries iniciais
uma proposta para a compreensão leitora
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v10n2.p169Palavras-chave:
Ensino, Leitura, Estratégias leitorasResumo
Ler é possível e imprescindível na escola. Porém para que a leitura se realize significativamente é fundamental a utilização de metodologias adequadas à realidade e às necessidades do educando. Este trabalho, demonstra uma experiência na mediação com a leitura, em uma turma de 3º ano, das séries iniciais, do Ensino Fundamental. Em relação à abordagem é qualitativa. Para atingir esse propósito a partir de uma pesquisa-ação na qual foi utilizada a observação participante, em uma Escola da Rede Pública, situada na zona rural, do Município de Alenquer-PA. O objetivo central desta pesquisa é verificar a partir do desenvolvimento de atividades de leitura, com a utilização de estratégias leitoras, as prováveis contribuições na compreensão de textos lidos pelos alunos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa-ação através de observação participante. A análise demonstrou ampliação nas habilidades leitoras das crianças-partícipes do projeto. Além de desenvolvimentos de habilidades socioemocionais, isso devido ao maior envolvimento e participação ativa nas atividades promovidas.
[Recebido em: 20 jan. 2022 – Aceito em: 20 set. 2022]
Downloads
Referências
BORTONI-RICARDO, Stella Maris, et al. Leitura e mediação pedagógica. São Paulo: Parábola, 2012.
CASTANHEIRA, M. L; MACIEL, F, I, P; MARTINS, R M, F. Alfabetização e Letramento em sala de aula. 2º edição, Belo Horizonte: Autêntica Editora:2009
COLOMER, Teresa e CAMPS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Trad. Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011.
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 6. ed. Campinas. São Paulo: Pontes, 1999.
KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. 8. ed. Campinas, SP: Pontes, 2002.
LENER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Trad. Claudia Schilling-6 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.