LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA PROPOSTA PARA A COMPREENSÃO LEITORA

  • Rosiane Maria da Silva Coelho Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará – EETEPA Santarém
  • Jarliso da Silva Almeida Centro Universitário Planalto do Distrito Federal UNIPLAN Unidade Itaituba

Resumo

Ler é possível e imprescindível na escola. Porém para que a leitura se realize significativamente é fundamental a utilização de metodologias adequadas à realidade e às necessidades do educando.  Este trabalho, demonstra uma experiência na mediação com a leitura, em uma turma de 3º ano, das séries iniciais, do Ensino Fundamental. Em relação à abordagem é qualitativa. Para atingir esse propósito a partir de uma pesquisa-ação na qual foi utilizada a observação participante, em uma Escola da Rede Pública, situada na zona rural, do Município de Alenquer-PA. O objetivo central desta pesquisa é verificar a partir do desenvolvimento de atividades de leitura, com a utilização de estratégias leitoras, as prováveis contribuições na compreensão de textos lidos pelos alunos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa-ação através de observação participante. A análise demonstrou ampliação nas habilidades leitoras das crianças-partícipes do projeto. Além de desenvolvimentos de habilidades socioemocionais, isso devido ao maior envolvimento e participação ativa nas atividades promovidas.

 

Palavras-chave: Ensino. Leitura. Estratégias leitoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosiane Maria da Silva Coelho, Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará – EETEPA Santarém

Doutoranda em Educação pela Universidade Luterana do Brasil; Mestra em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Oeste do Pará; Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará; Docência Superior e Tutoria em Educação a distância; Professora de Língua Portuguesa da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará – EETEPA Santarém. E-mail: rosiane.coelho@escola.seduc.pa.gov.br.

Jarliso da Silva Almeida, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal UNIPLAN Unidade Itaituba

Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional; Educação a distância 4.0 pela FAEL. Graduado em Letras pela Faculdade de Itaituba; Pedagogia pela FAEL. Atualmente é professor de Língua Portuguesa na rede estadual e municipal de Itaituba. Docente no Curso de Licenciatura em Pedagogia do UNIPLAN — Unidade Itaituba. Endereço eletrônico: jarlisoalmeida@gmail.com.

Publicado
2022-12-29
Métricas
  • Visualizações do Artigo 29
  • PDF downloads: 29