A literatura surda como experiência formativa
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v9n1.p303Palavras-chave:
Literatura Surda, Culturas, Identidades, FormaçãoResumo
Por meio deste estudo buscamos responder à seguinte questão de investigação: Como a Literatura Surda pode atuar como possibilidade formativa sobre as diferenças identitárias e culturais surdas na escola inclusiva? Para fundamentar esse percurso investigativo, esta pesquisa se subsidia nas autoras Lodenir Karnopp (2008), Candido (2002), Mendes (2006), e nos autores Silva (2000), Hall (2006), e outros, que tratam sobre a Literatura contemporânea e seus marcadores identitários e culturais, bem como aqueles que dialogam sobre aspectos relacionados à inclusão educacional a partir das diferenças. Com os resultados da investigação, espera-se contribuir para os estudos literários contemporâneos, além de pretender colaborar com a educação de surdos e com o ensino de Literatura Surda na educação básica, proporcionando discussões que destacam as questões identitárias, culturais e linguísticas de uma comunidade que cada vez mais se insere no contexto escolar e social.
[Recebido: 7 ago. 2021 – Aceito: 31 ago. 2021]
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