A literatura surda como experiência formativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v9n1.p303

Palavras-chave:

Literatura Surda, Culturas, Identidades, Formação

Resumo

Por meio deste estudo buscamos responder à seguinte questão de investigação: Como a Literatura Surda pode atuar como possibilidade formativa sobre as diferenças identitárias e culturais surdas na escola inclusiva? Para fundamentar esse percurso investigativo, esta pesquisa se subsidia nas autoras Lodenir Karnopp (2008), Candido (2002), Mendes (2006), e nos autores Silva (2000), Hall (2006), e outros, que tratam sobre a Literatura contemporânea e seus marcadores identitários e culturais, bem como aqueles que dialogam  sobre aspectos relacionados à inclusão educacional a partir das diferenças. Com os resultados da investigação, espera-se contribuir para os estudos literários contemporâneos, além de pretender colaborar com a educação de surdos e com o ensino de Literatura Surda na educação básica, proporcionando discussões que destacam as questões identitárias, culturais e linguísticas de uma comunidade que cada vez mais se insere no contexto escolar e social.

[Recebido: 7 ago. 2021 – Aceito: 31 ago. 2021]

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Biografia do Autor

Maynara Costa de Campos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (MPED). Pós-graduada em Libras pela Faculdade UNIBF. Licenciada em Letras — Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade do Estado da Bahia, Campus IV Jacobina (BA). Professora da Rede Pública Estadual de Ensino. Integrante do Grupo de Pesquisa Linguagem, Estudos Culturais e Formação do Leitor (LEFOR). Integrante do Grupo de Pesquisa Diversidade, Formação, Educação Básica e Discursos (DIFEBA). Participante do Grupo de Estudos em Educação Inclusiva e Especial (GEEDICE), cujas principais áreas de atuação e interesse são formação, inclusão educacional e inclusão social. Formada em Tradução e Interpretação de Libras/Língua Portuguesa —em nível médio (FORMATILSP,) pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Suas pesquisas estão voltadas para o Ensino de Libras, Identidades e Culturas surdas, Literatura surda e diferença, Literatura de massa e Inclusão.

Crizeide Miranda Freire, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutoranda em Pós-Crítica (UNEB), Mestre em Educação e Contemporaneidade/UNEB, com especialização em Texto e Gramática (UEFS), Formação de Professores em Letra Libras (UNEB) e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica (Alpha). Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), membro permanente do corpo de professores do Departamento de Jacobina, Campus IV, no Colegiado de Letras, com componentes de Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado e nas discussões referentes à Educação Inclusiva e Especial e participa de grupos de estudo no Campus como o Cult-vi, Geedice, Lefor e do grupo de Pesquisa Iraci Gama, coordenado pela professora Dra. Maria Anória de Jesus Oliveira. Atuou na rede básica do ensino público e particular com a disciplina de Língua Portuguesa. Participou da 1ª etapa do projeto Saberes das Águas (Alfabetização de Pescadores) como formadora de alfabetizadores e coordenadores em convênio com MEC/SEAP/AECI/OEI/UNEB/Prefeituras Municipais do Médio São Francisco. Atuou como Coordenadora e professora no Curso de Pedagogia da Rede UNEB 2000 e da Plataforma Freire em Xique-Xique.

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Publicado

2021-10-30

Como Citar

CAMPOS, M. C. de; FREIRE, C. M. A literatura surda como experiência formativa. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 9, n. 1, p. 303–320, 2021. DOI: 10.30620/gz.v9n1.p303. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12454. Acesso em: 22 dez. 2024.