Ensino remoto e letramento digital
as novas práticas sociais de comunicação na pandemia Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v9n1.p183Palavras-chave:
Ensino remoto, Letramento digital, PandemiaResumo
No Brasil, o ensino remoto foi adotado como medida emergencial durante a pandemia da Covid-19 que se alastrou ao redor do mundo a partir do final do ano de 2019, na tentativa de possibilitar que alunos da educação básica e superior tivessem acesso às aulas de forma online. Desse modo, esse trabalho busca analisar o ensino remoto como instrumento de possíveis práticas de multiletramentos, sobretudo, de letramento digital para alunos que experienciaram essa modalidade. Adotou-se como metodologia a pesquisa de campo e bibliográfica, cujos dados foram coletados via questionário eletrônico e observação participante. Esse estudo baseia-se, principalmente, nos autores: Santos (2020), Street (2014), Warschauer (2006) e outros. Os resultados indicam que o ensino remoto poderá motivar os macroletramentos e as competências computacional, multimídia e informacional, porém, o acesso à internet e a falta de recursos tecnológicos são entraves nesse processo.
[Recebido: 1 ago. 2021 – Aceito: 20 ago. 2021]
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