O uso das tecnologias assistivas como suporte para o ensino de língua portuguesa como L2 na sala do AEE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v9n1.p213

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva, Atendimento Educacional Especializado, Aluno surdo, Língua Portuguesa, Segunda língua

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa realizada no curso de Letras Libras da Universidade Federal do Maranhão. Surgiu como resposta a um conjunto de interrogações que foram se ampliando, no decorrer do curso, a partir da premissa de que a Tecnologia Assistiva amplia as possibilidades no campo educacional e, neste sentido, o educando surdo tem sido beneficiado quando de sua utilização. Assim, o uso de Tecnologias Assistivas, no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa como L2, é abordado no Atendimento Educacional Especializado da Escola Municipal Dra. Maria Alice. A metodologia adotada foi à pesquisa de campo, de natureza quali-quanti, do tipo descritiva. Como resultados observou-se que na sala do AEE da referida escola vêm sendo desenvolvidas ações cruciais, para a inclusão educacional de alunos surdos, considerando que os recursos utilizados propiciam uma aprendizagem mais interativa que possibilita a associação entre conceitos e ideias.

[Recebido: 31 jul. 2021 – Aceito: 20 ago. 2021]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimunda Nonata Alves Cidreira, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduada em Letras/Libras pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Pós-graduanda em Informática na Educação – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Formação Docente e Práticas Educativas (PPGFOPRED) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e atualmente participa do Grupo de Pesquisa Linguagens, Culturas e Identidades.

Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutora em Informática na Educação, UFRGS (2016). Licenciada em Letras, Português/Inglês, UEMA (1998). Pedagogia, ISEPRO (2017), Mestrado em Saúde e Ambiente, UFMA (2008). Possui experiência na área de educação e antropologia, com ênfase em ensino e formação docente, além de antropologia das populações afro-brasileiras e carcerárias. Professora adjunta (Curso de Letras/Libras/UFMA). Líder do Grupo de Pesquisa Linguagens, Culturas e Identidades (CNPq). Membro permanente do Programa de Pós-graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED) ? Mestrado Profissional em Educação. Coordena o Projeto de Vidas: religando saberes, conectando conhecimentos; Coordenadora do Subprojeto PIBID Letras Libras (ensino e tecnologias no ensino de Língua Portuguesa para surdos); atua principalmente nos seguintes temas: diversidade cultural e relações étnico-raciais, tecnologias e tecnologias assistivas, ensino e formação de professores. Realiza estudos e pesquisas sobre linguagem, em uma interface com as tecnologias assistivas, cultura popular e ensino de língua portuguesa como L2, para surdos.

Referências

BRASIL. Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Brasília/DF, 2005.

BRASIL. Decreto n. 7.611, de 2011. Dispõe sobrea educação especial, o Atendimento Educacional Especializado e dá outras providências. 17 de novembro 2011. Brasília/DF, 2011.

BERSCH, Rita. Introdução à tecnologia assistiva. 2013. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf. Acesso em: 5 set. 2018.

COSTA, Maria Stela Oliveira. Os benefícios da informática na educação de surdos. Momento, Rio Grande, v. 20, n. 1, p. 101-122, 2011. Disponível em: https://www.seer.furg.br/momento/article/download. Acesso em: 5 jul. 2021.

DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo. Atendimento Educacional Especializado: pessoa com surdez. Brasília, DF. MEEC, SEESP, SEED, 2018. 45 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_da.pdf. Acesso em: 15 jul. 2021.

GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. Tecnologia Assistiva para uma escola inclusiva: apropriação, demandas e perspectivas. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, 2009.

GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. Tecnologia Assistiva: favorecendo o desenvolvimento e a aprendizagem em contextos educacionais inclusivos. In: GIROTO, C. R. M.; POKER, R. B.; OMOTE, S. (Org.). As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Marília/SP: Cultura Acadêmica, p. 65-92, 2012.

GARCIA, Jesus Carlos Delgado; PASSONI, Irma Rossetto; GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. A inovação em tecnologia assistiva no Brasil: possibilidades e limites. I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Deficiência, SEDPcD/ Diversitas/USP Legal, 2013. p. 1-15.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. Trad. Sandra Regina Netz. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

GUARINELLO, Ana Cristina. O papel do outro na escrita dos sujeitos surdos. São Paulo: Plexus, 2007.

KLEIN, Madalena; FORMOZO, Daniele de Paula. Gênero e Surdez. Refle-xão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 15, n. 1, p. 100-112, mar. 2008. ISSN 1982-9949. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/ view/225/172. Acesso em: 18 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v.15i1.225.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Campinas; SP.Ed. Papirus, 1990.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; SANCHES, Odécio. Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou Complementaridade? In: Caderno de Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz. Rio de Janeiro: Fiocruz, jul/set 1993.

QUADROS, Ronice. Müller. Educação de Surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre. Artes Médicas, 1997.

QUADROS, Ronice. Müller; SCHMIEDT, M. L. P. Ideias para ensinar português para alunos surdos. Brasília: MEC/SEESP, 2006.

QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. B. Língua Brasileira de Sinais: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SÁ, Elizabet Dias de. Material Pedagógico e Tecnologias Assistivas. Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: http:/www.bancodeescola.com/relatorio.htm. Acesso em: 20 jul. 2021.

SALLES, Heloísa Maria Moreira Lima et al. Ensino de Língua Portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica, v. 1. Brasília: MEC/SEESP, 2004.

REIS, Nívia de Melo. Mesa Redonda “Inclusão Digital”. Disponível em: http://www.sociedadeinclusiva.pucminas.br/sem3/nivania_melo_reis.pdf. Acesso em: 8 jul. 2021.

SARTORETTO, Maria. Lúcia.; BERSCH, Rita. Assistiva: Tecnologia e Educação. 2014. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/ca.html. Acesso em: 10 jul. 2021.

SILVA, Simone Gonçalves de Lima da. Ensino de Língua Portuguesa para surdos: das políticas as práticas pedagógicas. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

Publicado

2021-10-30

Como Citar

CIDREIRA, R. N. A.; FERREIRA, H. de J. G. P. O uso das tecnologias assistivas como suporte para o ensino de língua portuguesa como L2 na sala do AEE. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 9, n. 1, p. 213–233, 2021. DOI: 10.30620/gz.v9n1.p213. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12412. Acesso em: 22 dez. 2024.