O uso das tecnologias assistivas como suporte para o ensino de língua portuguesa como L2 na sala do AEE
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v9n1.p213Palavras-chave:
Tecnologia Assistiva, Atendimento Educacional Especializado, Aluno surdo, Língua Portuguesa, Segunda línguaResumo
Este trabalho é parte de uma pesquisa realizada no curso de Letras Libras da Universidade Federal do Maranhão. Surgiu como resposta a um conjunto de interrogações que foram se ampliando, no decorrer do curso, a partir da premissa de que a Tecnologia Assistiva amplia as possibilidades no campo educacional e, neste sentido, o educando surdo tem sido beneficiado quando de sua utilização. Assim, o uso de Tecnologias Assistivas, no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa como L2, é abordado no Atendimento Educacional Especializado da Escola Municipal Dra. Maria Alice. A metodologia adotada foi à pesquisa de campo, de natureza quali-quanti, do tipo descritiva. Como resultados observou-se que na sala do AEE da referida escola vêm sendo desenvolvidas ações cruciais, para a inclusão educacional de alunos surdos, considerando que os recursos utilizados propiciam uma aprendizagem mais interativa que possibilita a associação entre conceitos e ideias.
[Recebido: 31 jul. 2021 – Aceito: 20 ago. 2021]
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