Ampliação lexical da língua portuguesa para usuários surdos bilíngues por meio das mídias digitais
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v9n1.p45Palavras-chave:
Ensino bilíngue, Ampliação lexical, Língua portuguesa para surdos, Mídias digitaisResumo
Este estudo investiga como um grupo de surdos bilíngues, usuários de Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e Língua Portuguesa (LP) como segunda língua, faz uso das mídias digitais, especificamente do aplicativo Whatsapp para trocar mensagens sobre dúvidas relacionadas à LP fora da sala de aula. O estudo aprofunda achados de uma pesquisa anterior sobre estratégias linguísticas e a ampliação do léxico da LP. O aporte teórico apoia-se na literatura sobre Libras e suas legislações voltadas à Educação Bilíngue de Surdos e o uso das mídias digitais. Nesta pesquisa qualitativa foram analisadas 930 mensagens sobre a ampliação do léxico da LP, a partir da técnica de Análise de Conteúdo. A pesquisa mostrou que o Whatsapp é um recurso tecnológico que estimula os surdos a trocarem mensagens que ampliam o léxico da LP.
[Recebido: 31 jul. 2021 – Aceito: 18 ago. 2021]
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