Ampliação lexical da língua portuguesa para usuários surdos bilíngues por meio das mídias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v9n1.p45

Palavras-chave:

Ensino bilíngue, Ampliação lexical, Língua portuguesa para surdos, Mídias digitais

Resumo

Este estudo investiga como um grupo de surdos bilíngues, usuários de Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e Língua Portuguesa (LP) como segunda língua, faz uso das mídias digitais, especificamente do aplicativo Whatsapp para trocar mensagens sobre dúvidas relacionadas à LP fora da sala de aula. O estudo aprofunda achados de uma pesquisa anterior sobre estratégias linguísticas e a ampliação do léxico da LP. O aporte teórico apoia-se na literatura sobre Libras e suas legislações voltadas à Educação Bilíngue de Surdos e o uso das mídias digitais. Nesta pesquisa qualitativa foram analisadas 930 mensagens sobre a ampliação do léxico da LP, a partir da técnica de Análise de Conteúdo. A pesquisa mostrou que o Whatsapp é um recurso tecnológico que estimula os surdos a trocarem mensagens que ampliam o léxico da LP.

[Recebido: 31 jul. 2021 – Aceito: 18 ago. 2021]

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Biografia do Autor

Tatiane Folchini dos Reis, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) – Câmpus Palhoça Bilíngue. Doutoranda e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), especialista em Educação de Surdos (ULBRA), possui capacitação em Educação Especial pelo Centro Universitário La Salle e graduação em Letras pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras (FAPA). É coautora do livro didático "Em mãos, português como segunda língua para surdos" e participou da elaboração da proposta curricular de ensino de português como segunda língua para surdos, publicada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Linha de pesquisa: currículo, ciências e tecnologias.

Ygor Corrêa, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), linha de pesquisa em Educação, Linguagem e Tecnologia. Pós-Doutor em Design (Design, Tecnologia e Educação), Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/PPGIE). Mestre em Linguística Aplicada, com foco em Linguagem, Interação e Tecnologia pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS/PPGLA). Graduação em Letras-Inglês também pela UNISINOS. É professor no curso de Graduação em Pedagogia da UCS. Coorientador-voluntário de mestrado e doutorado em Educação junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UCS. É professor e coordenador do primeiro curso brasileiro de Especialização em Dependências Tecnológicas: Intervenções Multidisciplinares, promovido pela UCS.

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Publicado

2021-10-30

Como Citar

REIS, T. F. dos; CORRÊA, Y. Ampliação lexical da língua portuguesa para usuários surdos bilíngues por meio das mídias digitais. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 9, n. 1, p. 45–73, 2021. DOI: 10.30620/gz.v9n1.p45. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12405. Acesso em: 22 dez. 2024.