A criação de um ebook bilíngue (Libras-português)
uma proposta de inclusão no ensino de química
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v9n1.p99Palavras-chave:
Estudantes surdos, Ensino-aprendizagem de Química, Ebook, Sinalário de QuímicaResumo
Na maioria das vezes, o ensino de Química tem sido realizado por meio de práticas pedagógicas pautadas exclusivamente no uso da Língua Portuguesa, por isso é raro encontrar materiais didáticos que contenham conceitos químicos apresentados em Língua Brasileira de Sinais - Libras. Esta pesquisa ainda em andamento, tem como objetivos proporcionar a criação e divulgação de um material bilíngue (Libras-Língua portuguesa). Desta maneira, este trabalho trata-se de uma pesquisa aplicada e de natureza qualitativa. Um Ebook será desenvolvido e contemplará 30 (trinta) sinais de Química. Para sua elaboração, levantamos 18 (dezoito) fontes de pesquisa dos sinais. Por fim, visando a difusão dos resultados gerados, ressalta-se a disponibilização do Ebook nos grupos de WhatsApp para que o mesmo seja popularizado afim de todos utilizarem, em especial nas aulas de Química, contribuindo assim para um ensino mais inclusivo, acessível e significativo.
[Recebido: 28 jul. 2021 – Aceito: 20 ago. 2021]
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