Letramento do surdo na abordagem bilíngue

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v9n1.p235

Palavras-chave:

Letramento, Bilinguismo, Libras

Resumo

Este trabalho é o resultado de um estudo da disciplina Políticas do Letramento. Neste pressuposto, discutimos e analisamos como de se dá o processo de letramento no bilinguismo para o aluno surdo que se dá inicialmente na aquisição da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e posteriormente na Língua Portuguesa escrita. A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) também conhecida como língua de sinais ou língua gestual é uma língua utilizada pela comunidade surda para substituir a língua oral. Muito embora ainda existam muitos tabus no que concerne a essa língua, se trata de uma língua como outra qualquer sendo única em cada país e com regras e métodos específicos a ser usada, logo, ela não é universal sendo diferente em cada nação.

[Recebido: 28 jul. 2021 – Aceito: 4 set. 2021]

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Biografia do Autor

Silvancleide Costa de Almeida, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Santíssimo Sacramento, com Especialização em Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia pela Rede de Ensino Futura e pós-graduanda em Docência do Ensino Superior pela FAT (Faculdade Anísio Teixeira). Mestranda em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, Linha 2: Letramento, Identidades e Formação de Educadores. Atualmente é estagiária/professora pela IEL (Instituto Euvaldo Lodi).

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Publicado

2021-10-30

Como Citar

ALMEIDA, S. C. de. Letramento do surdo na abordagem bilíngue. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 9, n. 1, p. 235–258, 2021. DOI: 10.30620/gz.v9n1.p235. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12359. Acesso em: 7 nov. 2024.