Práticas de leituras no ensino intercultural de Monica's Gang

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v8n1.p147

Palavras-chave:

Interculturalidade, Letramento, Formações discursivas, Turma da Monica, Língua Inglesa

Resumo

O presente trabalho propõe uma perspectiva possível na práxis pedagógica por meio da análise do discurso (formações discursivas) e do letramento, tomando a noção de interculturalidade presente nas tirinhas da Turma da Mônica (Monica´s Gang) como um possível instrumento pedagógico, diante de um contexto de ensino aprendizagem que historicamente impõe sérias “limitações” no que se refere a uma educação crítico-reflexiva. Nesse sentido, as reflexões aqui apresentadas assinalam como as dimensões interculturais nas formações discursivas encontradas na Turma da Mônica podem proporcionar uma análise crítica dos contextos em que estão inseridos os falantes de inglês como língua estrangeira, com base nos discursos presentes em tirinhas da Turma da Mônica (na versão inglesa). O trabalho foi desenvolvido através de um estudo de caráter bibliográfico utilizando o suporte teórico de Rajagopalan (2006), PCNLE (1999), Street (1993), Kleiman (2005), Orlandi (2012), apontando os conceitos de ensino de língua estrangeira, letramento e textualidade além, da necessidade de analisar textos em sala de aula. A análise nos permitiu fazermos levantamentos de mitos e preconceitos existentes na nossa cultura promovendo uma reflexão acerca do modo como a nossa sociedade vem sendo estabelecida e, quais atitudes são necessárias para que a mudança na aprendizagem de língua inglesa ocorra gradativamente enquanto, cidadãos e formadores de opinião.

[Recebido: 1 jul. 2020 – Aceito: 15 ago. 2020]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jamile de Oliveira Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Possui graduação em Letras, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (2011) e mestrado em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia (2020).

Referências

CAMPOS, Jucimara Sobreira. Diferenças Culturais na Tradução de A Turma da Mônica. 2013. 146 f. Dissertação (Mestrado em Tradução) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

KLEIMAN, Angela B. Letramento na contemporaneidade. In: Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. 2014. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: linguagens códigos e suas tecnologias. PCN. Ensino Médio. Brasília/DF: MEC – Secretaria de Educação Média e Tecnológica (SEM-TEC), 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagem02.pdf. Acesso em: 23 ago. 2016.

ORLANDI, Eni P. Análise do discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2003.

ORLANDI, Eni P. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, 2012.

ORLANDI, Eni P. Discurso e texto: Formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.

ORTIZ, R. Mundialização: saberes e crenças. São Paulo, Brasiliense, 2006.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Repensar o papel da linguística aplicada. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da (Org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 149-166.

STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia, na educação. /Brian V. Street; tradução: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial. ISBN 978-85-7934-078-9.

______

Revista eletrônica:
BAYLÃO, André Luís da Silva, SCHETTINO, Elisa Mara Oliveira. A Inserção da Mulher no Mercado de Trabalho Brasileiro. IN: XI SEGeT – Simpósio de excelência em gestão e tecnologia, Rio de Janeiro - RJ.

DEGRAFF, Deborah S., ANKER, Richard. Gênero, mercados de trabalho e o trabalho das mulheres. IN: Associação Brasileira de Estudos Populacionais. UFMG, Belo Horizonte-MG, 2004.

PENTEADO, Laiane, DANTAS, Jonathan dos Santos. Os desafios para a diversificação das áreas de produção de fumo no Brasil. IN: XI Encontro Nacional da Anpege. A diversidade da geografia brasileira: escalas e dimensões da análise e da ação. ISSN: 21758875, Presidente Prudente-SP, 2015.

Publicado

2020-09-23

Como Citar

SILVA, J. de O. Práticas de leituras no ensino intercultural de Monica’s Gang. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 8, n. 1, p. 147–162, 2020. DOI: 10.30620/gz.v8n1.p147. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/11047. Acesso em: 25 abr. 2024.