A DIFÍCIL TRANSIÇÃO: A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLHA PROFISSIONAL DE JOVENS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO1

Autores

  • Rosa Exaltação Coutrim Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Maria Almeida Cunha Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG
  • Daniel Abud Seabra Matos Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p173-186

Palavras-chave:

Juventude, Transmissão geracional, Ensino médio, Escolha profissional

Resumo

O final do Ensino Médio é um período de difícil transição para a vida adulta. Com o intuito de compreender como diferentes esferas de socialização influem nessa fase crucial de decisão e planejamento perante o futuro, foram selecionados para esta pesquisa alunos de quatro escolas públicas de Minas Gerais, duas delas localizadas em Belo Horizonte e outras duas em Mariana. A metodologia selecionada foi a qualitativa, e as técnicas utilizadas foram o questionário e a entrevista. O questionário visou identificar as tendências e fazer um panorama descritivo dos jovens egressos e suas famílias. As entrevistas contribuíram para uma análise da realidade cotidiana e das transmissões intergeracionais entre avós, pais e jovens. Assim, essa pesquisa discute como as diferentes gerações presentes em um mesmo espaço doméstico enfrentam o ingresso no mercado de trabalho, como constroem suas estratégias e planos frente ao futuro e como se relacionam com outras esferas de socialização do jovem.

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Biografia do Autor

Rosa Exaltação Coutrim, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutora em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente/Pesquisadora na Universidade
Federal de Ouro Preto (UFOP), Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Educação. Líder do Núcleo
de Estudos Sociedade, Família e Escola (NESFE). Membro do Observatório Sociológico, Família e Escola (OSFE).

Maria Almeida Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Membro do Observatório Sociológico, Família
e Escola (OSFE). Docente/Pesquisadora na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação,
Departamento de Ciências Aplicadas a Educação.

Daniel Abud Seabra Matos, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Líder do Núcleo de Avaliação Educacional (NAVE).
Membro do Observatório Sociológico, Família e Escola (OSFE). Docente/Pesquisador na Universidade Federal de Ouro Preto
(UFOP), Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Educação

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Publicado

2018-04-02

Como Citar

COUTRIM, R. E.; CUNHA, M. A.; MATOS, D. A. S. A DIFÍCIL TRANSIÇÃO: A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLHA PROFISSIONAL DE JOVENS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO1. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 25, n. 47, p. 173–186, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p173-186. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4614. Acesso em: 29 mar. 2024.