A DIFÍCIL TRANSIÇÃO: A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLHA PROFISSIONAL DE JOVENS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO1
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p173-186Palavras-chave:
Juventude, Transmissão geracional, Ensino médio, Escolha profissionalResumo
O final do Ensino Médio é um período de difícil transição para a vida adulta. Com o intuito de compreender como diferentes esferas de socialização influem nessa fase crucial de decisão e planejamento perante o futuro, foram selecionados para esta pesquisa alunos de quatro escolas públicas de Minas Gerais, duas delas localizadas em Belo Horizonte e outras duas em Mariana. A metodologia selecionada foi a qualitativa, e as técnicas utilizadas foram o questionário e a entrevista. O questionário visou identificar as tendências e fazer um panorama descritivo dos jovens egressos e suas famílias. As entrevistas contribuíram para uma análise da realidade cotidiana e das transmissões intergeracionais entre avós, pais e jovens. Assim, essa pesquisa discute como as diferentes gerações presentes em um mesmo espaço doméstico enfrentam o ingresso no mercado de trabalho, como constroem suas estratégias e planos frente ao futuro e como se relacionam com outras esferas de socialização do jovem.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
BRENNER, Ana K., CARRANO, Paulo C. R. Os sentidos da presença dos jovens no ensino médio: representações da escola em três filmes de estudantes. Educação e Sociedade, Campinas, SP, v. 35, n. 129, p. 1223-1240, out./dez. 2014.
CAMARANO, Ana Amélia. (Org.). Transição para a vida adulta ou vida adulta em transição? Rio de Janeiro: IPEA, 2006.
COSTA, Marcio da; KOSLINSKI, Mariane Campelo. Entre o mérito e a sorte: escola, presente e futuro na visão de estudantes do ensino fundamental do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, p. 133-201, jan./abr. 2006.
DIOGO, Ana Matias. Do envolvimento dos pais ao sucesso escolar dos filhos: mitos, críticas e evidências. Revista Luso-Brasileira de Sociologia da Educação, edição especial, p. 71-96, 2010.
DOMINGUES, José M. Gerações, modernidade e subjetividade coletiva. Tempo Social, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 67-89, maio 2002.
FARIA, Susana. O envolvimento familiar no processo de decisão dos jovens à saída do 9º ano. Interacções, v. 2, n. 2, p. 113-140, 2006.
GONÇALVES, Hebe S. Juventude brasileira: entre a tradição e a modernidade. Tempo Social, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 207-219, nov. 2005.
INTERNATIONAL LABOR OFFICE (ILO). Global employment: trends for youth. Geneva, 2012a. Disponível em: <http://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---dgreports/--- dcomm/documents/publication/wcms_180976.pdf>. Acesso em: 08 jun. 2013.
______. Global employment trends 2012: preventing a deeper jobs crisis. Geneva, 2012b. Disponível em:
<http://www.oitbrasil.org.br/sites/default/files/topic/employment/doc/get2012_763.pdf>. (Acesso em: 08/06/2014).
LAHIRE, Bernard. Infancia y adolescencia: de los tiempos de socialización sometidos a constricciones múltiples. Revista de Antropología Social, n. 17, p. 21-38, 2007.
LEÃO, Geraldo; DAYRELL, Juarez, T.; REIS, Juliana B. Juventude, projetos de vida e ensino médio. Educação e Sociedade, Campinas, SP, v. 32, n. 117, p. 1067-1084, out./dez. 2011.
NEUBAUER, Rose. et al. Ensino médio no Brasil: uma análise de melhores práticas e de políticas públicas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 92, n. 230, p. 11-33, jan./abr. 2011.
NOGUEIRA, Maria A.; NOGUEIRA, Cláudio M. M. Bourdieu e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
PAIS, José Machado; CAIRNS, David; PAPPÁMIKAIL, Lia. Jovens europeus: retrato da diversidade. Tempo Social, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 109-140, nov. 2005.
RAMOS, Elsa. As negociações no espaço doméstico: construir a “boa distância” entre pais e jovens adultos “coabitantes”. In: BARROS, Myrian L. (Org.). Família e gerações. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. p. 91-106.
ROCHA, Sônia. A inserção dos jovens no mercado de trabalho. Caderno CRH, Salvador, v. 21, n. 54, p. 533-550, set./dez. 2008.
SINGLY, François de. Sociologia da família contemporânea. Tradução de Clarice Ehlers Peixoto. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017