EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES: EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

Autores

  • Roney Polato de Castro Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p203-214

Palavras-chave:

Formação docente inicial, Relações de gênero, Sexualidades, Narrativas, Experiência

Resumo

O artigo apresenta parte das análises desenvolvidas em uma pesquisa de doutorado. O foco da pesquisa e a discussão do artigo são as experiências de formação docente inicial em uma disciplina do curso de Pedagogia que aborda as temáticas de relações de gênero e sexualida-des. A pesquisa tomou como material de análise os diários de bordo que as estudantes produziram a partir da disciplina. Para este artigo foram
selecionados excertos narrativos nos quais as estudantes apresentam questões que lhes instigam, seja no contato com as escolas, seja em suas famílias. Conclui-se que a disciplina em questão produz certos modos de as estudantes analisarem seu cotidiano, suas relações pessoais e os aconte-cimentos presenciados nas escolas, problematizando significados hegemô-nicos associados aos gêneros e sexualidades.

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Biografia do Autor

Roney Polato de Castro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor da Faculdade de Educação e do Programa
de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

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Como Citar

CASTRO, R. P. de. EDUCAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES: EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 25, n. 45, p. 203–214, 2016. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p203-214. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2295. Acesso em: 25 nov. 2024.