Educação popular e movimentos sociais contemporâneos

algumas notas para reflexão

Autores

  • Maria Tereza Goudard Tavares Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ),

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p49-61

Palavras-chave:

Educação popular. Movimentos sociais. Processos formativos. Trajetórias históricas e epistêmicas da EP no Brasil.

Resumo

O artigo resulta de um esforço de delimitação de um campo teórico-conceitual que possa corporificar com alguma propriedade política e epistêmica algumas das tendências hegemônicas de Educação Popular (EP). Reconhecemos que, embora a palavra hegemonia possa estar na atualidade sob forte suspeição, o seu uso em nosso artigo não significa uma “vontade de verdade” e/ou de “poder”, e sim uma predisposição visceral para a dialogicidade, para a aventura de pensamento que, sem abrir mão do rigor e dos seus compromissos éticos e políticos, vem apostando em conexões epistêmicas mais transversais. Assim, abrindo mão de toda e qualquer tentativa de explicação mais totalizadora dos caminhos da EP na atual conjuntura educacional brasileira, afirmo que a EP é um campo teórico-prático que escolhemos trilhar, em função de escolhas políticas e ideológicas. Por isso, a EP expressa afinidades eletivas de nossas trajetórias, dado o longo convívio com o cotidiano da escola, tanto como professora de crianças, como formadora de professores(as) na Universidade. Deste modo, embora nos preocupemos com questões mais epistemológicas da Educação Popular, questões relacionadas à travessia da Educação Popular junto aos movimentos sociais em nosso país e na América Latina, o que nos move, nos identifica e qualifica essa nossa ação compartilhada é o “mundo da escola”.

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Biografia do Autor

Maria Tereza Goudard Tavares, Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ),

Professora Associada da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ), Pós-doutora em Educação, atuando nas Licenciaturas e no Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais. Bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) - Programa Jovens Cientistas do Nosso Estado. Membro do GT de Educação Popular da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), desde 1998.

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Publicado

2015-06-19

Como Citar

TAVARES, M. T. G. Educação popular e movimentos sociais contemporâneos: algumas notas para reflexão. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 24, n. 43, p. 49–61, 2015. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p49-61. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1306. Acesso em: 25 nov. 2024.