FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:O PAPEL DAS REDES NO APRENDIZADO AO LONGO DA VIDA
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%25pRésumé
Com base em conhecimentos desenvolvidos em múltiplos projetos de formação de professores, como protagonistas e condutores dos processos vivenciados, reflete-se sobre a noção de redes – forma epistêmica e metodológica de professores produzirem conhecimentos ao longo de toda a vida. Verifica-se como redes de conhecimentos emergentes atravessam fronteiras dos níveis de formação/titularidades; tempos demagistério; experiência anterior com a educação de jovens e adultos; e práticas pedagógicas para se fazerem novas e complexas formas de compreender e apreender a realidade da EJA em trançados desiguais, diferenciados, e ricos da diversidade de saberes, e que produzem mosaicos que se conectam, transpondo fios e se enredando em trama sempre renovável. Reviram-se/pesquisam-se/esgarçam-se práticasdesenvolvidas; escava-se em torno de conceitos estabelecidos, revolvendo solos emque se esparramam trançados complexos de saberes, no processo dialético de ensinaraprender-ensinar: ação investigatória sobre o mundo tomado a si, para transformá-lo.Na concepção de formação adotada – como ato humano, inacabado – assume-se acategoria freireana de percebido-destacado, entendendo a emergência de práticas resultando do movimento de professores sobre realidades de trabalho, quando têmconsciência do que significam. Assume-se a estratégia metodológica de descodificar o mundo e mobilizar professores à descoberta de inéditos-viáveis em práticas pedagógicas transformadas e transformadoras.Téléchargements
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Atualizado em 15/07/2017