A EJA E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NAS LICENCIATURAS

Auteurs-es

  • Jaqueline Ventura Universidade Federal Fluminense

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%25p

Résumé

Este artigo pretende contribuir para a compreensão do atual cenário da formação inicial de professores para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse sentido, na primeira parte analisamos as Diretrizes Curriculares Nacionais de alguns cursos de formação de professores, tais como Pedagogia, Letras, Matemática e Ciências Biológicas,demonstrando que, embora a EJA na atual legislação tenha sido configurada como modalidade da Educação Básica, no que se refere à formação de professores para atuar, considerando as especificidades da área, a questão permanece muito incipiente nas licenciaturas. Na segunda parte discutimos a importância e atualidade de pautar a formação de professores e de alunos da EJA em uma concepção ampliada do conceito de trabalho e na identificação da vinculação de classe dos diversos sujeitos da EJA para a construção de um processo educacional de formação humana emancipatório.

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Jaqueline Ventura, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Educação

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Publié-e

2013-09-02

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