A EJA E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NAS LICENCIATURAS

Auteurs-es

  • Jaqueline Ventura Universidade Federal Fluminense

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%25p

Résumé

Este artigo pretende contribuir para a compreensão do atual cenário da formação inicial de professores para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse sentido, na primeira parte analisamos as Diretrizes Curriculares Nacionais de alguns cursos de formação de professores, tais como Pedagogia, Letras, Matemática e Ciências Biológicas,demonstrando que, embora a EJA na atual legislação tenha sido configurada como modalidade da Educação Básica, no que se refere à formação de professores para atuar, considerando as especificidades da área, a questão permanece muito incipiente nas licenciaturas. Na segunda parte discutimos a importância e atualidade de pautar a formação de professores e de alunos da EJA em uma concepção ampliada do conceito de trabalho e na identificação da vinculação de classe dos diversos sujeitos da EJA para a construção de um processo educacional de formação humana emancipatório.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Jaqueline Ventura, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Educação

Références

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho.

São Paulo: Cortez, 1995.

______. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2000.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Presidência

da República, Poder Executivo, Brasília, DF, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 01 mar. 2012.

______. Parecer CNE/CEB n. 11/2000, de 10 de maio de 2000. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais

para a Educação de Jovens e Adultos. Conselho nacional de Educação, Ministério da Educação, Poder Executivo, Brasília, DF, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/PCB11_2000.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2012.

_______. Parecer CNE/CP n. 09/2001, de 8 de maio de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de

Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Conselho nacional

de Educação, Ministério da Educação, Poder Executivo, Brasília, DF, 2001a. Disponível em: <http://portal.mec.

gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2012.

_______. Parecer CNE/CES n. 492/2001, de 3 de abril de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos deFilosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia

e Museologia. Conselho nacional de Educação, Ministério da Educação, Poder Executivo, Brasília, DF, 2001b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf.001/pces492_01.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2012.

_______. Parecer CNE/CES n. 1301/2001, de 6 de novembro de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Ciências Biológicas. Conselho nacional de Educação, Ministério da Educação, Poder Executivo, Brasília, DF, 2001c. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2001/pces1301_01.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2012.

_______. Parecer CNE/CES n. 1.302/2001, de 6 de novembro de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Conselho nacional de Educação, Ministério da Educação, Poder Executivo, Brasília, DF, 2001d. Disponível em: <http://www.ufv.br/seg/diretrizes/comp_mat.pdf>. Acesso

em: 15 mar. 2012.

______. Resolução CNE/CP n. 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de

Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília, DF, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/

pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2012.

CANÁRIO, Rui. Educação de Adultos: um campo, uma problemática. Lisboa: Educa, 1999.

DINIZ-PEREIRA, Julio. Estudos e pesquisas sobre formação de educadores de jovens e adultos: análise dos trabalhos

e pôsteres aprovados na ANPEd (2000-2005). In: SOARES, Leôncio (Org.). Formação de educadores de jovens e adultos. Brasília: MEC/SECAD/UNESCO; Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p.187-201.

FORRESTER, Viviane. O horror econômico. São Paulo: UNESP, 1997.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Trabalho, Conhecimento, Consciência e a Educação do Trabalhador: Impasses Teóricos e Práticos. In: GOMES, Carlos. Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. São Paulo: Cortez, 2004. p. 13-26.

GATTI, Bernardete; BARRETO, Elba (Org.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

MACHADO, Maria Margarida. O professor. In: HADDAD, S (Coord.). Educação de jovens e adultos no Brasil

(1986-1998). Brasília: MEC/INEP/Comped, 2002. p. 25-45.

NEVES, Lucia. Brasil ano 2000: uma nova divisão de trabalho na educação. Rio de Janeiro: Papéis e Cópias, 1997.

PORCARO, Rosa Cristina; SOARES, Leôncio. Caminhos e desafios a formação de educadores de jovens e adultos.

In: Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), 34., 2011, Natal. Anais...

Natal: ANPEd, 2011. Grupo de Trabalho 18.

RIBEIRO, Vera Maria Masagão. A formação de educadores e a constituição da educação de jovens e adultos como campo pedagógico. Educação e Sociedade, Campinas, ano XX, n. 68, p. 184-201, dez. 1999.

RUMMERT, Sonia Maria. Formação continuada de educadores de jovens e adultos: desafios e perspectivas. In: SOARES, Leôncio (Org.). Formação de Educadores de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica/MEC/ UNESCO, 2006. p. 123-140.

______. Educação de jovens e adultos no Brasil atual: do simulacro à emancipação. Perspectiva, Florianópolis,v. 26, n. 1, p.175-208, jan./jun. 2008.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação,

v. 12, n.34, jan./abr., 2007.

SOARES, Leôncio. Avanços e desafios na formação do educador de jovens e adultos. In: MACHADO, Maria

Margarida (Org.). Formação de Educadores de Jovens e Adultos - II Seminário Nacional. Brasília: Secad/MEC,

UNESCO, 2008. p. 57-71.

VENTURA, Jaqueline Pereira. Educação de jovens e adultos ou educação da classe trabalhadora? Concepções em disputa na contemporaneidade brasileira. 2008. 302 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.

______; RUMMERT, Sonia Maria. Considerações político-pedagógicas sobre as especificidades da educação de

jovens e adultos trabalhadores. In: SOUZA, José dos Santos; SALES, Sandra Regina (Org.). Educação de Jovens e Adultos: políticas e práticas educativas. Rio de Janeiro: NAU, 2011. p. 67-85. (Série Docência).

WOOD, Ellen. Democracia contra capitalismo: a renovação do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo, 2003.

Publié-e

2013-09-02

Comment citer

VENTURA, J. A EJA E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NAS LICENCIATURAS. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 21, n. 37, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/458. Acesso em: 23 nov. 2024.