A Pesquisa em Extensão Popular no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p205-226

Mots-clés :

Extensão universitária, Educação popular, Pós-graduação, Metodologia científica, Epistemologia

Résumé

Este artigo aborda aspectos epistemológicos e metodológicos da pesquisa em extensão popular produzida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal da Paraíba. Para tanto, realizou-se uma investigação epistemológica – pesquisa sobre a pesquisa –, com abordagem qualitativa dos dados, na perspectiva de compor um “estado da arte”. Como resultado, verifica-se que as pesquisas em extensão popular são predominantemente de natureza qualitativa, prevalecendo o desenvolvimento de modalidades de pesquisa participativas, tendo a dialética como método mais empregado e o referencial teórico de autores variados, sendo Paulo Freire uma unanimidade. Por fim, conclui-se que as produções do PPGE se utilizam de diferentes fundamentos epistemológicos e teórico-metodológicos, evocando a possibilidade da produção de conhecimentos alinhados com o entendimento da pesquisa como um instrumento em favor da compreensão da realidade e transformação das próprias práticas.

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Renan Soares de Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Nutrição pela UFPB. Doutorando em Educação pela UFPB. Integra o Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (Extelar) da UFPB. Tem interesse nas seguintes temáticas: Educação Popular em Saúde, Educação Permanente em Saúde, Políticas Públicas de Saúde, Promoção da Saúde, Segurança Alimentar e Nutricional, Nutrição em Saúde Pública, Educação Alimentar e Nutricional, Atenção Primária à Saúde, Formação Universitária em Saúde e Extensão Universitária.

Pedro José Santos Carneiro Cruz, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Educação pela UFPB. Bacharel em Nutrição pela UFPB. Docente do Curso de Medicina da UFPB e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB. Líder do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (Extelar) da UFPB. Tem interesse nas seguintes temáticas: Saúde Coletiva, Educação Popular em Saúde, Formação em Saúde, Formação Universitária, Educação Popular, Atenção Primária em Saúde, Extensão Universitária, Pesquisa Social, Nutrição em Saúde Pública e trabalho interdisciplinar.

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Publié-e

2024-12-13

Comment citer

ARAÚJO, R. S. de; CRUZ, P. J. S. C. A Pesquisa em Extensão Popular no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 76, p. 205–226, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p205-226. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/20536. Acesso em: 18 déc. 2024.