A Pesquisa em Extensão Popular no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p205-226Mots-clés :
Extensão universitária, Educação popular, Pós-graduação, Metodologia científica, EpistemologiaRésumé
Este artigo aborda aspectos epistemológicos e metodológicos da pesquisa em extensão popular produzida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal da Paraíba. Para tanto, realizou-se uma investigação epistemológica – pesquisa sobre a pesquisa –, com abordagem qualitativa dos dados, na perspectiva de compor um “estado da arte”. Como resultado, verifica-se que as pesquisas em extensão popular são predominantemente de natureza qualitativa, prevalecendo o desenvolvimento de modalidades de pesquisa participativas, tendo a dialética como método mais empregado e o referencial teórico de autores variados, sendo Paulo Freire uma unanimidade. Por fim, conclui-se que as produções do PPGE se utilizam de diferentes fundamentos epistemológicos e teórico-metodológicos, evocando a possibilidade da produção de conhecimentos alinhados com o entendimento da pesquisa como um instrumento em favor da compreensão da realidade e transformação das próprias práticas.
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Atualizado em 15/07/2017