Universidades Indígenas

interlocuções com a Universidad Autónoma Comunal de Oaxaca - México

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p69-81

Mots-clés :

Universidad Autónoma Comunal de Oaxaca; Universidades Autônomas Interculturais; México

Résumé

Este artigo apresenta uma análise etnográfica das universidades interculturais, ou mais propriamente, a Universidad Autónoma Comunal de Oaxaca. O México e as universidades interculturais são objeto de investigação do Grupo de Pesquisa Estudos Ameríndios e Fronteiras (GEAF-CNPq), qual lidero, particularmente aprofundada nos períodos de 2020 a 2024. A UACO foi oficializada em 2020, sendo atualmente, umas das maiores universidades indígenas, ou também nominadas, universidades comunais do país. Oaxaca possui características que contêm uma distinção única, é o estado com maior diversidade étnica, reconhecido pelos autogovernos indígenas. O método parte de uma etnografia elaborada por imersões em campo, além das análises bibliográficas. Nesse esforço, o artigo está dividido nas seguintes sessões: (1) universidades interculturais no mundo; (2) universidades interculturais no México e, por fim, (3) os desafios das universidades interculturais e alternativas ao modelo oficial, mais detidamente, (4) a imersão de campo na Universidad Autónoma Comunal de Oaxaca. 

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Biographie de l'auteur-e

Héctor Muñoz Cruz, Universidad Autónoma Metropolitana

 Pesquisador Titular de Linguística no Departamento de Filosofia, Unidade Iztapalapa, da Universidade Metropolitana Autônoma (UAM), Cidade do México. Doutorado em Linguística Hispânica no Centro de Estudios Lingüísticos y Literarios, El Colegio de México, Cidade do México. Cursou Licenciatura de Pedagogia em Castelhano na Universidad Católica del Norte, Antofagasta, Chile. Sociolinguista e educador chileno. 

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Fichiers supplémentaires

Publié-e

2024-12-13

Comment citer

BASTOS LOPES, D.; MUÑOZ CRUZ, H. Universidades Indígenas: interlocuções com a Universidad Autónoma Comunal de Oaxaca - México. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 76, p. 69–81, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p69-81. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/20456. Acesso em: 18 déc. 2024.