A Pesquisa em Educação e TIC na América Latina
temáticas transversais
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p286-302Mots-clés :
pesquisa e educação, contexto social latino-americano, Tecnologia da Informação e da ComunicaçãoRésumé
O artigo reflete sobre as relações existentes entre o surgimento e a persistência de problemas sociais e o desenvolvimento de conhecimentos científicos orientados a explicá-los e conhecê-los como chaves para compreender os contextos atuais. Foca especificamente no reconhecimento da constituição e renovação de agendas de pesquisa em Educação a partir da introdução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como fator destacado nas políticas educativas na América Latina. Para isso, apresenta uma sistematização temática das dissertações e teses desenvolvidas no grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC/FACED/UFBA), composto por grande número de pesquisadores procedentes de países latino-americanos. Resulta uma confluência de pesquisas que tratam temas que são comuns a vários países da região, tais como brecha digital, formação de professores, inserção das tecnologias nas escolas, no modelo 1:1, e conhecimento aberto, todos atravessados pelas políticas públicas.
Téléchargements
Références
BAUMAN, Zygmunt. Globalização. As consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
BIJKER, Wiebe; HUGHES, Thomas; PINCH, Trevor; DOUGLAS, Debora. The social construction of technological systems: New directions in the sociology and history of technology. MIT press, 2012.
BONETI, Lindomar Wessler. Educação Inclusiva ou Acesso à Educação. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 28, 2005, Caxambu - MG. Anais... Rio de Janeiro: Edição da ANPED, v. 01, 2005.
BONILLA, Maria Helena Silveira; PICANÇO, Alessandra de Assis. Construindo novas educações. In: PRETTO, Nelson De Luca. Tecnologia e novas educações. Salvador: Edufba, 2005, p. 215-230.
BONILLA, Maria Helena; PRETTO, Nelson. Formação de professores: as TIC estruturando dinâmicas curriculares horizontais. In: ARAÚJO, Bohumila.; FREITAS, Katia Siqueira de (org.). Educação a distância no contexto brasileiro: experiências em formação inicial e formação continuada. Salvador: ISP/UFBA, v. 2, 2007, p. 73-92.
BONILLA, Maria Helena; OLIVEIRA, Paulo Cezar. Inclusão digital: ambiguidades em curso. In: BONILLA, Maria Helena; PRETTO, Nelson (org.). Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: Edufba, 2011, p. 23-48.
BONILLA, Maria Helena Silveira; HALMANN, Adriane Lizbehd. Formação de professores do campo e tecnologias digitais: articulações que apontam para outras dinâmicas pedagógicas e potencializam transformações da realidade. Inter-Ação, Goiânia, v.36, n.1, p. 285-308,
jan/jun. 2011.
BONILLA, Maria Helena Silveira. A constituição da agenda de pesquisa de um grupo de pesquisadores, integrantes do GEC/UFBA, na área de Educação e Tecnologias. 2019. 222 f. Tese (Progressão Funcional) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 25 ago. 2023.
CASTELLANOS AGUIRRE, Uriel. (Des)Contextos de la Cultura Libre como política educativa en una universidad de Venezuela. 2020. 265 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.
CASTRO MORALES, Juliet Carolina. Prácticas coeducativas en torno a la cultura digital: (des) encuentros intergeneracionales. 2018. 298 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.
CEVALLOS MARTÍNEZ, Gabriel Francisco. Práctica y formación docente con tecnologías digitales: reflexiones desde una Unidad Educativa del Milenio – Ecuador. 2019. 499 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.
CEPAL. Estado de la banda ancha en América Latina y el Caribe. Santiago: Naciones Unidas, 2018. Disponível em: https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/43365/1/S1800083_es.pdf. Acesso em: 08 jun. 2018.
CEPAL. Datos y hechos sobre la transformación digital. Documentos de proyectos (LC/TS.2021/20). Santiago: Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL), 2021. Disponível em: https://www.cepal.org/sites/default/files/publication/files/46766/S2000991_es.pdf. Acesso em: 24 ago. 2023.
CEPAL. Un camino digital para el desarrollo sostenible de América Latina y el Caribe (LC/CMSI.8/3), Santiago: Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL), 2022. Disponível em: https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/48460/4/S2200899_es.pdf. Acesso em: 24 ago. 2023.
BARBOSA, Jonei Cerqueira. Abordagens teóricas e metodológicas na Educação Matemática: aproximações e distanciamentos. In: OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de; ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho. (orgs.). Abordagens teóricas e metodológicas nas pesquisas em educação matemática. Brasília : SBEM, 2018, p. 17-57. Disponível em https://www.sbem.com.br/files/ebook_.pdf. Acesso em: 05 set. 2023.
CGI.br. Comitê Gestor da Internet no Brasil. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC domicílios 2016. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2017. Disponível em http://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_DOM_2016_LivroEletronico.pdf. Acesso em: 08 jun. 2018.
CGI.br. Comitê Gestor da Internet no Brasil. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros [livro eletrônico]: TIC Domicílios 2021. São Paulo : Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2022. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20221121125504/tic_domicilios_2021_livro_eletronico.pdf. Acesso em 25 ago. 2023.
COELHO, Lívia Andrade. Contextos de uma política pública: (des)caminhos dos governos para inserção de tecnologias digitais nas escolas públicas. 2014, 211 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.
CORDEIRO, Salete de Fátima Noro. Tecnologias digitais móveis e cotidiano escolar: espaços/tempos de aprender. 2014. 327 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.
DURÁN JIMÉNEZ, Georgina. Perspectiva de Internacionalización en Casa e Interculturalidad Crítica como proceso de globalización contra hegemónica potenciada por las TIC: caso en red. 2019. 485 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil. 2019.
GARCÍA PEREZ, María; GARÍIA ARIETO, Lorenzo. Líneas de investigación y tendencias de la educación a distancia en América Latina a través de las tesis doctorales. RIED. Revista Iboeroamericana de Educación a Distancia, v. 17, n. 1, p. 201-230, 2014. Disponível em: http://revistas.uned.es/index.php/ried/article/download/11581/11048. Acesso em: 14 jun. 2018.
GARFIAS COBELA, Marcela Yasmin. Programas de instalación de aulas digitales a través del reciclaje electrónico: estudio del proyecto MIN en Oaxaca, México. 2019. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.
GATTI, Bernardete; BARRETO, Elba (Coord). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2019/04/Professores-do-Brasil-impasses-e-desafios.pdf. Acesso em: 29 ago. 2023.
GODOY, Marcela Edith. El Programa Conectar Igualdad en Salta, Argentina: Especificidades locales y trayecto de una política de inclusión digital. 2019. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.
INEGI. Estadísticas a propósito del Día Mundial del Internet. Comunicado de prensa núm. 266/23. Instituto Nacional de Estadística y Geografía, 15 de mayo de 2023. Disponível em: https://www.inegi.org.mx/contenidos/saladeprensa/aproposito/2023/EAP_Internet23.pdf Acesso em: 06 set. 2023.
JUNG, Juan; KATZ, Raúl. Impacto del COVID-19 en la digitalización de América Latina. Documentos de Proyectos (LC/TS.2022/177/Rev.1). Santiago: Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL), 2023.
KREIMER, Pablo; ZABALA, Juan Pablo. ¿Qué conocimiento y para quién? Problemas sociales, producción y uso social de conocimientos científicos sobre la enfermedad de Chagas en Argentina. Redes, v. 12, n. 3, p. 49-78, mar. 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=90702302. Acesso em: 29 ago. 2023.
LAPASSADE, Georges. Da multirreferencialidade como "bricolagem". In: BARBOSA, Joaquim Gonçalves (coord.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: EdUFSCar, 1998. p. 126-148.
MARINHO, Maria Helena Oliveira. As concepções e práticas dos alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio do IFBA, Campus Salvador, em relação às tecnologias digitais. 2014. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.
MATO, Daniel. No hay saber “universal”, la colaboración intercultural es imprescindible. Revista Alteridades, México, n. 35, p. 101-116, Jan./jun. 2008. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0188-70172008000100008 Acesso em: 29 ago. 2023.
MENEZES, Karina Moreira. Pirâmide da Pedagogia Hacker: [Vivências do (IN) Possível]. 2018. 176 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.
MONTOYA GONZÁLEZ, Yaimar del Valle. Proyecto Canaima Educativo y la cultura digital de las familias venezolanas. 2018. 268 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.
MONTOYA GONZÁLEZ, Yaimar del Valle. Colectivos y comunidades tecnológicas venezolanas: Una Ecología de Saberes para pensar la cultura libre del Sur Global. 2022. 397 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.
NASSRI, Raquel Souza Zaidan. Letramento digital: um estudo a partir do Programa UCA-Irecê-BA. 2013. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.
NIÑO ECHEVERRY, Angela María. Adultos mayores y sus interacciones con las TIC en el punto vive digital Toberín de la ciudad de Bogotá. 2018. 315 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018
OLIVEIRA, Gisele da Silva Regis. O processo de implementação do PROUCA na Educação do Campo. 2019. 213 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.
ONU. World Summit on Sustainable Development. Plan of Implementation of the World Summit on Sustainable Development. Johannesburg, 2002. Disponível em: http://www.un.org/esa/sustdev/documents/WSSD_POI_PD/English/WSSD_PlanImpl.pdf. Acesso em: 01 jun. 2018.
ONU/UIT. Cumbre Mundial sobre la Sociedad de la Información (CMSI) Genebra – 2003 e Tuniz 2005. Plan de Acción. Documento WSIS-03/GENEVA/5-S, 12 de mayo de 2004 . Disponível em: http://www.itu.int/dms_pub/itu-s/md/03/wsis/doc/S03-WSIS-DOC-0005!!PDF-S.pdf. Acesso em: 01 jun. 2018.
ONU/UIT. Cumbre Mundial sobre la Sociedad de la Información (CMSI) Genebra – 2003 e Tuniz 2005. Agenda de Túnez para la Sociedad de la Información. Documento WSIS-05/TUNIS/DOC/6(Rev.1)-S, 28 de junio de 2006. Disponível em https://www.itu.int/net/wsis/docs2/tunis/off/6rev1-es.html. Acesso em: 01 jun. 2018.
ONU. Transformar nuestro mundo: la Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible. Resolución aprobada por la Asamblea General el 25 de septiembre de 2015 (A/70/L.1). Disponível em https://www.unfpa.org/sites/default/files/resource-pdf/Resolution_A_RES_70_1_SP.pdf. Acesso em 25 ago. 2023.
PASSOS, Maria Sigmar Coutinho. Contextualizações e recontextualizações nas políticas de TIC e educação: um estudo sobre o Proinfo Integrado nos NTM da Bahia. 2017. 335 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
PICABEA, Facundo; THOMAS, Hernán. Tecnología y política: historia del rastrojero y la moto puma. Buenos Aires: Ed. Página 12:, 2015.
PINHEIRO, Daniel Silva. Potencialidades dos recursos educacionais abertos para a educação formal em tempos de cibercultura. 2014. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.
PINHEIRO, Daniel Silva. Itinerância autoral docente para criação de materiais didáticos: tensionamentos e potencialidades em tempos de cibercultura. 2022. 265 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.
PRENSKY, Mark. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, v. 9, n. 5, out. 2001. Disponível em: https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em: 08 jul. 2019.
PRETTO, Nelson De Luca. Tecnologia e novas educações. Salvador: Edufba, 2005.
PRETTO, Nelson De Luca. Uma escola sem/com futuro. Educação e multimídia. Salvador, Edufba, 2013.
PRETTO, Nelson; AMIEL, Tel; BONILLA, Maria Helena Silveira; LAPA, Andrea. Plataformização da educação em tempos de pandemia. IN: NIC.Br. Educação e tecnologias digitais [livro eletrônico]: desafios e estratégias para a continuidade da aprendizagem em tempos de COVID-19. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. 1ª ed. São Paulo, SP: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2021.
QUARTIERO, Elisa Maria; BONILLA, Maria Helena Silveira; FANTIN Monica (Org.). Projeto UCA: entusiasmo e desencantos de uma Política Pública. Salvador: EDUFBA, 2015.
RAYMOND, Eric S. A catedral e o bazar. Tradução de Erik Kohler. [S.l.], 1998. Disponível em: https://pt.wikisource.org/wiki/A_Catedral_e_o_Bazar. Acesso em: 30 ago. 2023.
ROSA, Harlei. Vasconcelos. Tecnologias Digitais e educação: os dispositivos móveis nas políticas públicas de inserção das tecnologias na escola. 2017. 237 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
SABILLÓN JIMÉNEZ, Cinthia Margarita; BONILLA, Maria Helena. Letramento Digital: una nueva perspectiva conceptual. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE INCLUSÃO DIGITAL, 4., 2016. Passo Fundo. A liberdade digital de aprender. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2016. Disponível em: http://senid.upf.br/2016/images/pdf/151349.pdf. Acesso em: 15 jun. 2018.
SABILLÓN JIMÉNEZ, Cinthia Margarita. Labrando caminos: fatores que condicionan las prácticas pedagógicas con tecnologias digitales de los profesores de Santa Bárbara – Honduras. 2017. 207 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
SABILLÓN JIMÉNEZ, Cinthia Margarita. (Per)Formación Rizomática: encuentros entre tecnologías digitales y profesores en Honduras. 2022. 269 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.
SERRANO SANTOYO, Arturo; MARTÍNEZ MARTÍNEZ, Evelio.. La brecha digital: mitos y realidades. Google-Books: UABC, 2003.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2001.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Os processos da globalização. In: SANTOS, Boaventura de Sousa. (Org.). Globalização, fatalidade ou utopia? Porto: Edições Afrontamento, 2001. p. 31-106.
SILVA, Maria Lea Guimarães. A inclusão digital nas políticas públicas de inserção das tecnologias de informação e comunicação na educação: o discurso e a prática dos cursos de formação de professores. 2014. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.
TAPSCOTT, Don. Geração Digital: A crescente e irreversível ascensão da geração Net. São Paulo: Makron Books, 1999.
UIT. World Telecommunication Development Conference (WTDC-10). Final Report. Hyderabad, India, 24 de maio a 4 de junho de 2010. Disponível em: https://search.itu.int/history/HistoryDigitalCollectionDocLibrary/4.166.43.en.100.pdf. Acesso em: 01 jun. 2018.
UIT. Conferencia Mundial de Desarrollo de las Telecomunicaciones 2022 (CMDT-22). Informe final provisional. Kigali, Rwanda, 06 a 16 de junho de 2022. Disponível em: https://www.itu.int/dms_pub/itu-d/md/18/wtdc21/c/D18-WTDC21-C-0103!R1!PDF-S.pdf. Acesso em: 21 ago. 2023.
UNESCO. Década da Educação das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação. Brasília: UNESCO, 2005. Disponível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139937_por?posInSet=1&queryId=fc0239c1-ea85-4dca-a620-3cada938a5cd. Acesso em: 30 ago. 2023.
UNESCO. Padrões de competência em TIC para professores. Diretrizes de implementação. Brasília: UNESCO, 2009. Disponível em <http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001562/156209por.pdf >. Acesso em: 04 jun. 2018.
VELOSO, Maristela Midlej S. A. A autoria do professor no contexto da cibercultura: redes da criação no cotidiano da escola. 2014. 279 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.
ZIEGLER, Sandra; ARIAS SEGURA, Joaquín. Conectividade rural na América Latina e no Caribe: estado de situação, desafios e ações para a digitalização e o desenvolvimento sustentável. San José, Costa Rica: Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), 2022. Disponível em https://repositorio.iica.int/bitstream/handle/11324/21350/BVE22118792p.pdf?sequence=5&isAllowed=y. Acesso em 25 ago. 2023.
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Maria Helena Silveira Bonilla, Verónica Sofia Ficoseco, Georgina Ivet Durán Jiménez 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017