O Quadro Preso e a Proibição da Linguagem Neutra

ofensiva anti-igualitária em Mato Grosso do Sul

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DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p31-49

Mots-clés :

Diferenças, Ofensiva, Educação

Résumé

O objetivo desse artigo é analisar parte da ofensiva anti-igualitária em Mato Grosso do Sul no que diz respeito a marcadores como gênero, sexualidade, raça-cor-etnia e classe. Para atingir esse objetivo, foram selecionadas duas experiências entendidas como lugar de produção dos sujeitos, portanto, também das diferenças. São elas: a prisão de um quadro em um museu por ter sido acusado de promoção da pedofilia e uma lei de proibição da linguagem neutra. Elas foram selecionadas por meio da etnografia digital. Essa metodologia possibilitou uma imersão no campo on-line de interações que envolvem essas duas experiências. A perspectiva teórica adotada é a pós-crítica em Educação. Ela permitiu concluir que existem pós-currículos e pós-pedagogias culturais em torno da atuação de diferentes empreendedores morais anti-igualitários. Eles são campos de significação torcidos que também merecem ser analisados sob a ótica da produção das diferenças, em sentidos e intenções políticas anti-igualitárias.

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Tiago Duque, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor da Faculdade de Ciências Humanas (FACH) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus de Campo Grande) e do Mestrado em Educação (Campus do Pantanal - Corumbá). Desenvolveu estágio de Pós-Doutorado na Faculda de de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Fez bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais e bacharelado em Ciências Religiosas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas. E-mail: tiago.duque@ufms.br

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Publié-e

2023-11-17

Comment citer

DUQUE, T. O Quadro Preso e a Proibição da Linguagem Neutra: ofensiva anti-igualitária em Mato Grosso do Sul. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 72, p. 31–49, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p31-49. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/17713. Acesso em: 19 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático 72