Leituras de jovens de camadas populares
letramentos escolares e não escolares no campo
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p199-209Mots-clés :
Repertórios de leitura. Letramentos. Escolas do campo. Comunidades rurais.Résumé
Este trabalho apresenta resultados da pesquisa “Letramentos em contextos do campo: práticas escolares e não escolares em comunidades rurais”. A investigação objetiva compreender práticas de leitura e escrita de jovens do campo realizadas na escola e nas suas comunidades. Esta análise considerou dados levantados por meio de questionários aplicados aos alunos de duas Escolas Família Agrícola (EFA), de ensino secundário técnico em agropecuária. Contou-se, ainda, com depoimentos gravados em vídeos, observações in locoe registros fotográficos. Em razão do regime de alternância praticado nessas escolas, considerou-se propício o fato de os alunos vivenciarem um projeto pedagógico que preconiza vínculos mais estreitos entre conhecimentos escolares e não escolares. Os dados coletados indicam a heterogeneidade de repertórios de leitura e de escrita nas práticas de letramento na escola e no ambiente familiar e sinalizam ora a presença de uma visão pragmática relativa ao mundo do trabalho, previsto para um contexto de formação em que um conhecimento técnico é exigido, ora a influência de referências culturais e de leituras valorizadas socialmente. Esse hibridismo aponta a maleabilidade das fronteiras, relativizando uma hipótese de caracterização homogênea de práticas de leitura e de escrita vivenciada pelos jovens em contextos rurais.
Téléchargements
Références
BURKE, Peter. Hibridismo cultural. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2009.
CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas. São Paulo: Edusp, 2008.
COHEN, Anthony P. The symbolic construction of community. London: Routledge, 1985.
DONNAT, Olivier. Encuestas sobre los comportamientos de lectura. Cuestiones de método. In: LAHIRE, Bernard (Org.). Sociología de la lectura: del consumo cultural a las formas de la experiencia literaria. Barcelona: Gedisa, 2004. p. 59-84.
FAILLA, Zoara (Org.). Retratos da leitura no Brasil 3. São Paulo: Instituto Pró-Livro/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2012.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades. Brasília, DF, 2011. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/home.php>. Acesso em: 31 mar. 2015.
JONES, Kathryn; MARTIN-JONES, Marilyn; BHATT, Arvind. A construção de uma abordagem crítica, dialógica para a pesquisa sobre o letramento multilingue: diários de participantes e entrevistas. In: MAGALHÃES, Izabel
(Org.). Discursos e práticas de letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012. p. 111-158.
LAHIRE, Bernard. Les raisons de l’improbable: les formes populaires de la ‘réussite’ dans l’école élémentaire. In: VINCENT, G (Org.). L’éducation prisionnière de la forme scolaire?Lyon: PUL, 1994. p. 73-106.
______. A cultura dos indivíduos. Porto Alegre: Artmed, 2006.
PETIT, Michèle. Tours et dètours des lecteurs dans la France rurale: des façons de lire partagées? In: LADEFROUX, R.; PETIT, M.; GARDIEN, C-M. Lecteurs en campagnes. Paris: BPI, 1993. p. 109-203.
SARLO, Beatriz. Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e videocultura na Argentina. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2004.
STREET, Brian. Eventos de letramento e práticas de letramento: teoria e prática nos novos estudos do letramento.
In: MAGALHÃES, Izabel (Org.). Discursos e práticas de letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012. p. 69-92.
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017