Educação popular

metodologia de pesquisa como processo educativo

Auteurs-es

  • Débora Monteiro do Amaral Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Aida Victoria montrone Garcia Montrone Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p75-88

Mots-clés :

Educação popular. Paulo Freire. Metodologia de pesquisa. Processos educativos.

Résumé

O presente ensaio apresenta a experiência realizada em uma pesquisa de doutorado efetuada em seis assentamentos do estado de São Paulo, de junho a outubro de 2012, onde a educação popular, para além de um referencial teórico, foi utilizada como referencial metodológico. Para isso, foram utilizados alguns autores da educação popular, com destaque à obra de Paulo Freire. Objetiva-se apresentar uma proposta de metodologia de pesquisa que fuja dos métodos tradicionais existentes, propondo um novo formato de investigação, considerando a colaboração, a solidariedade e a parceria entre sujeitos da pesquisa e pesquisadores. Nesta metodologia, mais que os resultados da pesquisa, o que se torna relevante são os processos educativos que acontecem ao longo do processo investigativo.

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Bibliographies de l'auteur-e

Débora Monteiro do Amaral, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Adjunta do Departamento de Educação, Política e Sociedade (Deps) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Aida Victoria montrone Garcia Montrone, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Associada do Departamento de Metodologia de Ensino/ Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

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Publié-e

2015-06-19

Comment citer

AMARAL, D. M. do; MONTRONE, A. V. montrone G. Educação popular: metodologia de pesquisa como processo educativo. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 24, n. 43, p. 75–88, 2015. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p75-88. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1310. Acesso em: 26 déc. 2024.