Experiências docentes

memórias e histórias formativas em cinco peles existenciais

Auteurs-es

  • Liége Maria Queiroz Sitja UNEB
  • Márcia Gerailde Almeida Macêdo de Oliveira UNEB

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p290-308

Mots-clés :

Memórias; Experiências; Formação docente; Fenomenologia hermenêutica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Liége Maria Queiroz Sitja, UNEB

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/UNEB).

Márcia Gerailde Almeida Macêdo de Oliveira, UNEB

Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora da Educação Básica das redes estadual e municipal de Feira de Santana, Bahia. Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Docência Universitária e Formação de Professores (DUFOP), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/UNEB).

Références

BENJAMIN, W. Experiência e pobreza. In: BENJAMIN, W. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. 12. ed. São Paulo: Brasiliense, 2010. p.36-49.
BRETON, D. Le. Antropologia dos sentidos.Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: 1. Artes de Fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves.Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: 1. Artes de Fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 8. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1989.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
HEIDEGGER, M. Ser e verdade: a questão fundamental da filosofia; da essência da verdade.Tradução: Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis, RJ:
Vozes; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2007.
HUSSERL, E. A ideia da Fenomenologia. Tradução Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1990.
KAMBEBA, M. Saberes da floresta. 1. ed. São Paulo: Jandaíra, 2020.
LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.
Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: 12 abr. 2019.
LARROSA, J. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). O sujeito da educação. Estudos foucaultianos. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes,
1994. p. 35-86.
LEVINÁS, E. Entre nós. Ensaios sobre a alteridade. Tradução de Pergentino Pivatto et al (coord.). 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
OLIVEIRA, M. G. Mestras inesquecíveis: memória das experiências vivenciadas nos processos formativos. 2020. Xxx f. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc), Universidade do estado da Bahia (UNEB), Salvador, 2020.
RANCIÉRE, J. A partilha do sensível. São Paulo: EXO experimental: Editora 34, 2005.
RESTANY, P. O poder da arte de Hundertwasser: o pintor-rei das cinco peles. Colônia, Alemanha: Taschen, 2003.
RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Tradução de Alain François et al. Campinas, SP: Unicamp, 2007.
RICOEUR, P. Teoria da interpretação. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1996.
RICOEUR, P. Tempo e narrativa (tomo I). São Paulo: Papirus, 1994.
RICOEUR, P. Tempo e narrativa. Campinas, SP: Papirus, 1997.
SITJA, L.; REIS, L. Pedagogias dos des-caminhos: educação, humanismos maneiras de dizer. In: ORNELLAS, M.; SITJA, L. Entre-linhas: educação,
psicanálise e fala. Salvador: Edufba, 2019. p. 81-101.
VAN MANEN, M. El tacto en la enseñanza. El significado de la sensibilidad pedagógica. Barcelona: Paidós Educador, 2010.

Téléchargements

Publié-e

2021-09-30

Comment citer

QUEIROZ SITJA, L. M.; ALMEIDA MACÊDO DE OLIVEIRA, M. G. . Experiências docentes: memórias e histórias formativas em cinco peles existenciais. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 63, p. 290–308, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p290-308. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12901. Acesso em: 22 déc. 2024.