FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: REFLEXÕES E PROPOSTAS DE ESTUDO A PARTIR DE UM MESTRADO PROFISSIONAL

Autores/as

  • Emerson Freire Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS-SP).
  • Sueli Soares Batista Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS-SP).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p105-118

Palabras clave:

Mestrado profissional, Fundamentos da educação profissional e tecnológica, Gestão e desenvolvimento da educação profissional e tecnológica

Resumen

A expansão dos cursos em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos últimos anos tem trazido desafios significativos nessa área, seja na rede pública ou privada. Dentre eles está o estabelecimento de programas de pós-graduação que permitam formar docentes,gestores e pesquisadores voltados para a realidade da EPT, conhecendo seus limites e possibilidades. Mais ainda, trata-se também de criar perspectivas de leitura, reflexões e estudos nessa modalidade de ensino. A partir da experiência docente e em pesquisa em EPT dentro do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, numa instituição pública paulista que atua na formação técnica e tecnológica desde 1969, os autores propõem neste artigo uma dessas possíveis perspectivas, considerando algumas trilhas básicas de investigação levantadas no contexto da arquitetura curricular de uma disciplina intitulada Fundamentos e Práticas da EPT. Parte-se da hipótese de que é necessário conhecer os fundamentos epistemológicos das relações entre educação e trabalho; problematizar o papel da EPT no atual contexto do desenvolvimento tecnocientífico, compreender as interfaces entre educação, sociedade e tecnologia a partir dos estudos da historiografia da Educação Profissional e Tecnológica,identificando as mudanças e permanências na sua fundamentação legal

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Biografía del autor/a

Emerson Freire, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS-SP).

Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor em Filosofia pela Universidade de Paris 1 – Panthéon Sorbonne. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS-SP). Coordenador do Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (NETS/FATEC-Jundiaí).

Sueli Soares Batista, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS-SP).

Doutora em Psicologia da Aprendizagem pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS-SP). Coordenador do Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (NETS/FATEC Jundiaí).

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Publicado

2018-04-02

Cómo citar

FREIRE, E.; BATISTA, S. S. FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: REFLEXÕES E PROPOSTAS DE ESTUDO A PARTIR DE UM MESTRADO PROFISSIONAL. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 25, n. 47, p. 105–118, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p105-118. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4574. Acesso em: 21 nov. 2024.