MESTRADOS PROFISSIONAIS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO E ENSINO

Autores

  • Clarilza Prado Sousa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
  • Vera Souza Placco Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p23-35

Palavras-chave:

Mestrado profissional, Formação de professores, Teoria da formação

Resumo

O texto procura discutir dois dos desafios que programas de Mestrado Profissional (MP) enfrentam atualmente, para constituir uma identidade funcional que os distinga dos mestrados acadêmicos e mantenham a qualidade acadêmica desejável.Partimos do pressuposto que os MP têm um compromisso com um impacto mais preciso em relação à educação básica, respondendo à sua realidade e demandas, e que sua proposição deve estar alinhada com os resultados de uma política voltada para a melhoria da qualidade do ensino. Assim, procura-se contribuir para o delineamento das necessidades e compromisso educacional que um MP deve atender. O primeiro desafio destes MP diz respeito à interpretação que têm feito das necessidades do contexto educacional para definir suas propostas. O segundo diz respeito às possibilidades de como formar o professor. Considerando os fundamentos consolidados da área de formação, é possível ultrapassar as disputas entre comunidades epistêmicas, propondo uma formação completa e complexa do profissional da educação.

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Biografia do Autor

Clarilza Prado Sousa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Doutora em Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professora Titular dos Programas de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação e Educação: Formação de Formadores da PUC-SP.

Vera Souza Placco, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professora Titular dos
Programas de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação e Educação: Formação de Formadores da PUC-SP

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Publicado

2018-04-02

Como Citar

SOUSA, C. P.; PLACCO, V. S. MESTRADOS PROFISSIONAIS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO E ENSINO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 25, n. 47, p. 23–35, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p23-35. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4567. Acesso em: 20 abr. 2024.