POLÍTICAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA AS INTERFACES ENTRE GÊNERO, SEXUALIDADE E ESCOLA

Autores/as

  • Rodrigo Saballa de Carvalho Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Bianca Salazar Guizzo Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p191-201

Palabras clave:

Gênero, Sexualidade, Currículo, Educação Infantil

Resumen

Experiências que se vinculam a gênero e sexualidade são vivenciadas por crianças pequenas quando sobre elas já são constituídas expectativas com relação às suas identidades sexuais e de gênero. A partir das contribuições dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero, de viés pós-estruturalista, o presente artigo tem como principais objetivos: 1) problematizar a forma como as questões de gênero e sexualidade são
colocadas em políticas curriculares propostas para a Educação Infantil; 2) discutir o modo como professoras percebem o trabalho com essas questões na escola. Os resultados mostraram que, de algumas décadas para cá, tem havido a inserção das temáticas de gênero e sexualidade em políticas públicas e curriculares, mas ainda de modo incipiente. Além disso, apontaram para a necessidade de haver um maior investimento na formação de quem atua na Educação Infantil para que efetivamente
haja a promoção de práticas educativas não discriminatórias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Saballa de Carvalho, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-doutor em Educação pela Universidade
Federal de Pelotas (UFPEL). Professor do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul
(UFFS)

Bianca Salazar Guizzo, Universidade Luterana do Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora nos cursos de licenciatura e no
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Integrante do Grupo de Estudos
de Educação e Relações de Gênero (GEERGE/ULBRA

Citas

ÁLVAREZ-URÍA, Fernando; VARELA, Julia. Sociología de las instituciones: bases sociales y culturales de la conducta. Madrid: Ediciones Morata, 2009.

AMORIM, Ana Luisa Nogueira. Sobre educar na creche: é possível pensar um currículo para crianças de zero a três anos? 2010. 338f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.

BALL, Stephen J. Education Reform: a critical and post-estructural approach. Great Britain: Open University, 1994.

BONIN, Iara; RIPOLL, Daniela; GUIZZO, Bianca S. Para pensar a educação e as diferenças sob um enfoque cultural. Em Aberto, v. 29, n. 95, jan./jun. 2016. No prelo.

BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, DF, 1998.

______. Conselho Nacional de Educação. Resolução CEB nº 01/1999. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: 1999.

______. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 05/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF, 2009.

______. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB nº 07/2010, aprovado em 7 de abril de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília, DF, 2010.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

______. Cuerpos que importán: sobre los limites materiales y discursivos del sexo. Buenos Aires: Paidós, 2005.

CRUZ, Elizabeth Franco. Educação sexual e educação infantil nos relatos de profissionais que trabalham com a formação de educadores de creche/pré-escola. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 14, p. 113-117, 2003.

FINCO, Daniela. Educação Infantil, espaço de confronto e convívio com as diferenças: análise das interações entre professoras e meninas e meninos que transgridem as fronteiras de gênero. 2010. 198f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

GUIZZO, Bianca Salazar; FELIPE, Jane. Avanços e retrocessos em políticas públicas contemporâneas relacionadas a gênero e sexualidade: entrelaces com a Educação. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPEd, 37., 2015, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2015. Disponível em: <http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT23-3858.pdf>. Acesso em: 29 fev. 2016.

LOURO, Guacira Lopes. Segredos e mentiras no currículo: sexualidade e gênero nas práticas escolares. In: SILVA, L. H. (Org.). A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. p. 33-57.

______. Gênero, sexualidade e educação: das afinidades políticas às tensões teórico- metodológicas. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 46, p. 201-218, dez. 2007.

______. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-Posições, v. 19, n. 2, p. 17-23, maio/ago. 2008.

______. Heteronormatividade e homofobia. In: JUNQUEIRA, R. D. (Org.). Diversidade sexual na educação: problematizações sobre homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação/UNESCO, 2009. v. 32, p. 85-94.

MEYER, Dagmar. Gênero e Educação: teoria e política. In: LOURO, Guacira; GOELNER, Silvana; NECKEL, Jane Felipe (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. p. 9-27.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Currículo-mapa: linhas e traçados das pesquisas pós-críticas sobre currículo. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 67-82, 2005.

SCOTT, Joan. O enigma da igualdade. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 216, n. 13, p. 11-30, jan./abr. 2005.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias de currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

TADEU, Tomaz. Manifesto por um pensamento da diferença em educação. In: TADEU, Tomaz; CORAZZA, Sandra. Composições. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 9-17.

VIANNA, Cláudia Pereira. Gênero e políticas públicas de educação no Brasil: entre contradições e desafios. In: ENCONTRO DA REDE BRASILEIRA DE ESTUDOS FEMINISTAS - REDEFEM, 6., 2008, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2008.

VIANNA, Cláudia Pereira; UNBEHAUM, Sandra. O gênero nas políticas públicas de educação no Brasil: 1988-2002. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 121, p. 77-104, jan./abr. 2004.

______. Gênero na educação básica: quem se importa? Uma análise de documentos de políticas públicas no Brasil. Educação e Sociedade, v. 28, p. 231-258, maio/ago. 2006.

VIANNA, Cláudia Pereira; SILVA, Cláudio Roberto. Contribuições para a análise da Educação Escolar. Revista Educação, São Paulo, v. 2, p. 06-15, mar. 2008.

WEEKS, Jeffrey. O corpo e a sexualidade. In: O corpo educado: pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 35-82.

Cómo citar

CARVALHO, R. S. de; GUIZZO, B. S. POLÍTICAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA AS INTERFACES ENTRE GÊNERO, SEXUALIDADE E ESCOLA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 25, n. 45, p. 191–201, 2016. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p191-201. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2294. Acesso em: 25 nov. 2024.