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Internacionalização de Currículo

conteúdos para formação em fisioterapia no Brasil e em Itália

Autores/as

Palabras clave:

Currículo;, Educação Superior, Formação Profissional;, Fisioterapia, Cooperação Internacional

Resumen

O estudo analisou os conteúdos dos cursos de graduação em fisioterapia no Brasil e em Portugal em uma perspectiva de internacionalização do currículo. Estudo de casos múltiplos e integrados com análise documental das ementas/ planos de estudos de cinco cursos no Brasil e quatro em Portugal, mediante entrevistas semiestruturadas com gestores e grupos focais com professores por país. Com o auxílio do NVivo, utilizou-se a técnica de contagem de palavras e se fez a análise de conteúdo temática. Os conteúdos atendem às diretrizes nacionais e internacionais para a formação em fisioterapia em ambos os casos. Houve aproximações entre os cinco conteúdos mais citados por área. A convergência de conteúdos permitiu apontar caminhos para internacionalização do currículo, com sugestão de conteúdos nas áreas de conhecimentos que integrem diferentes áreas de saber. Ainda, estratégias de internacionalização em casa devem ser incentivadas, pois possibilitam que todos os estudantes sejam beneficiados.

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Biografía del autor/a

Marcia Regina da Silva, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutora em Ciências da Saúde. Professora do Curso de Graduação em Fisioterapia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Membro do Grupo de Pesquisa Noctua – Formação e Trabalho em Saúde.

Fátima Kremer Ferretti, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutora em Ciências da Saúde. Professora do Curso de Graduação em Fisioterapia e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Membro do Grupo de Pesquisa Noctua – Formação e Trabalho em Saúde

Preciosa Fernandes, Universidade do Porto

Doutora em Ciências da Educação. Professora associada da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (UPorto), Diretora do Curso de Mestrado em Educação para a Saúde em parceria com a Faculdade de Medicina da UPorto. Co-lider do grupo de Currículo, Avaliação, Formação de Professores e Tecnologias Educativas (CAFTe).

Carla Rosane Paz Arruda Teo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutora em Ciência de Alimentos. Professora do Curso de Graduação em Medicina e dos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Lider do Grupo de Pesquisa Noctua – Formação e Trabalho em Saúde e membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas.

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2024-03-26

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Cómo citar

DA SILVA, M. R.; KREMER FERRETTI, F.; FERNANDES, P.; PAZ ARRUDA TEO, C. R. Internacionalização de Currículo: conteúdos para formação em fisioterapia no Brasil e em Itália. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 73, p. 224–243, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/19983. Acesso em: 21 nov. 2024.