MASCULINIDADES SUAVES EN EL K-DRAMA HELLO, MY TWENTIES!

Autores/as

  • Carin Klein Ulbra
  • Justina Bechi Robaski Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p82-96

Palabras clave:

jovenes, masculinidades, género Estudos Culturales, k-dramas

Resumen

El artículo forma parte de la perspectiva teórica de los Estudios Culturales y de Género y analiza la forma en que el k-drama Hello, My Twenties! transmite representaciones de masculinidades juveniles. La metodología se asocia con la etnografía de pantalla, visibilizando y problematizando imágenes, observando así manifestaciones de masculinidades de productos culturales surcoreanos. Prestamos atención a los comportamientos, características y sentimientos que los jóvenes deben incorporar como sujetos de género, permitiéndonos no solo pluralizar las comprensiones de la juventud contemporánea, sino ampliar la comprensión de que las instituciones y los diferentes lugares de la cultura transmiten pedagogías. Según el análisis, la masculinidad “suave” presenta significados vinculados a lo femenino, pero que no cuestionan la experiencia de la heterosexualidad. Entendemos que el artefacto permite pensar formas posibles y plurales de ser hombre y vivir la masculinidad, vinculadas a la diversidad de intereses de una sociedad.

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Biografía del autor/a

Carin Klein, Ulbra

É pedagoga pela Universidade La Salle (1990), Mestre (2003) e Doutora em Educação (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é professora do Curso de Pedagogia, pesquisadora e professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (PPGEDU/ULBRA) na área de concentração dos Estudos Culturais em Educação, onde está inserida na linha de pesquisa Infâncias, Juventudes e Espaços Educativos. Além disso, participa de projetos de pesquisa vinculados à ULBRA, à UFRGS e à UNISINOS, investindo na discussão de temas que envolvem políticas públicas, educação e(m) saúde, infâncias, juventudes, docências e gênero. É pesquisadora integrante do Grupo de Estudos de Educação, Sexualidade e Relações de Gênero (GEERGE/UFRGS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Justina Bechi Robaski, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Administração pela Faculdade Integrada São Judas Tadeu (1995), Especialização em Gestão de Pessoas no Ambiente Organizacional pela FTC/Salvador (2012) e Mestrado Em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Luterana do Brasil, na área de concentração os Estudos Culturais em Educação (2019). Servidora do IFRS desde 2010, nomeada como Administradora. Possui experiência profissional nas áreas: Comercial, Financeira e Recursos Humano. Atualmente, dedica-se à pesquisa acerca das juventudes, pedagogias culturais e educação.

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Publicado

2023-11-17

Cómo citar

KLEIN, C.; ROBASKI, J. B. MASCULINIDADES SUAVES EN EL K-DRAMA HELLO, MY TWENTIES!. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 72, p. 82–96, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p82-96. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/17659. Acesso em: 23 dic. 2024.