As percepções de Docentes sobre o Ensino Médio Integrado
projetos em disputa
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p197-213Palabras clave:
Educação profissional, Ensino técnico, Percepção docente, Ensino médio integradoResumen
O objetivo deste estudo foi analisar as percepções de docentes do ensino básico, técnico e tecnológico sobre o Ensino Médio Integrado (EMI). Trata-se de um estudo de corte transversal, do tipo não-experimental descritivo em que se apresenta o processo de construção, validação e análise de um questionário aplicado virtualmente para uma amostra de 1077 profissionais vinculados aos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia brasileiros. Os resultados obtidos sinalizam para a coexistência de projetos societários que perpassam o ideário e concepções diversas a respeito do EMI, refletindo a condição de antagonismo da sociedade em si.
Descargas
Citas
BEVILAQUA, Raquel. CARVALHO; Evanir Piccolo. Ensino Médio integrado à educação profissional: concepções e desafios no instituto Federal Farroupilha- Campus São Vicente do Sul. Diálogo e Inteiração, Cornélio Procópio-PR, v. 1, 2009.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 10 abr. 2021.
BRASIL. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Diário Oficial da União, 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em: 10 abr. 2021.
BRASIL. Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica, Cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e da outras providencias. Diário Oficial da União, 2008. Disponível em: dhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 10 abr. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Expansão da Rede Federal, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec-programas-e-acoes/expansao-da-rede-federal. Acesso em: 10 abr. 2021.
Cronbach, Lee Joseph. Coefficient alpha and the internal structure of tests. Psychometrika, v. 16, p. 297–334, 1951. DOI: https://doi.org/10.1007/BF02310555
FRIGOTTO, Gaudêncio. Indeterminação de identidade e reflexos nas políticas institucionais formativas dos IFs. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ/LPP, 2018, p. 125-150.
FRIGOTTO, Gaudêncio; ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Práticas Pedagógicas e Ensino Integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ/LPP, 2018.
GLASER, Barney; STRAUSS, Anselm. Discovery of grounded theory: Strategies for qualitative research. Routledge, 2017.
GRAMSCI, Antônio. Concepção dialética da história. Tradução de Nelson Coutinho. 10. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.
GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 2, 2001.
GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 20, 2001.
HAIR, Joseph; BLACK, Willia; BABIN, Barry; ANDERSON, Rolph; TATHAM, Ronald. Análise multivariada de dados. Bookman editora, 2009.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2019. Brasília: Inep, 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse. Acesso em: 4 set. 2021.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (org.). Ensino Médio Integrado: Concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2010.
MARTINS, Marcos Francisco. Ensino técnico e globalização: cidadania ou submissão? Campinas: Autores Associados, 2000. 118 p.
PACHECO, Eliezer. Institutos Federais Lei 11.892 de 29/11/2008: comentários e reflexões. Natal: IFRN, 2009.
PACICO, Juliana Cerentini. Como é feito um teste? Produção de itens. In: HUTZ, Claudio Simon; BANDEIRA, Denise Ruschel; TRENTINI, Clarissa Marceli. Psicometria, 2015, p. 55-69.
PAULA, Tainá Maria Dias de; et. al. Análise sobre a presença das mulheres como docentes EBTT em cursos da área de tecnologia e computação em instituições Federais do estado de Minas Gerais. Cad. Gên. Tecnol, Curitiba, v. 14, n. 44, p. 337-354, jul./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/cgt. Acesso em: 6 set. 2021.
PIRES, Anselmo Paulo; et al. Professores do ensino básico, técnico e tecnológico: perfil e atuação profissional. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 3, n. 2 - Especial, p. 109-126, Jan./Jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.145
POLIT, Denise; BECK, Cheryl Tatano. The content validity index: are you sure you know what's being reported? Critique and recommendations. Research in nursing & health, v. 29, n. 5, p. 489-497, 2006. DOI: 10.1002/nur.20147
RAMOS, Marise. Concepção do ensino médio integrado. Secretária de Educação do Paraná, 2008. Disponível em: https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-do-nsino-medio-integrado-marise-ramos1.pdf. Acesso em: 3 set. 2021.
R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing, 2013 [software de computador].
SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. Autores Associados, 1997.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista brasileira de educação, v. 12, p. 152-165, 2007.
SILVA, José Moisés Nunes da. Ensino Médio Integrado no Instituto Federal do Rio Grande do Norte: a perspectiva dos professores. Cadernos de Pesquisa, v. 23 (especial), p. 139-151, 2016.
SILVA, Salyanna de Souza. Contribuições acerca do tema classes subalternas em Gramsci. I JOINGG – Jornada Internacional de Estudos e Pesquisas em Antonio Gramsci VII JOREGG – Jornada Regional de Estudos e Pesquisas em Antonio Gramsci Práxis, Formação Humana e a Luta Por Uma Nova Hegemonia. Fortaleza- CE. Anais da Jornada: ISSN 2526-6950, 2016.
SOARES, Denilson Junio Marques; SOARES, Talita Emidio Andrade; SANTOS, Wagner dos. Infraestrutura e desempenho escolar na Prova Brasil: aspectos e conexões. Olhar De Professor, v. 23, p. 1-18, 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15023.209209227242.0626.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017