Educación popular y formación para el empleo
el caso de la escuela en Sevilla, España Taller Parque Miraflores
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p121-131Palabras clave:
Educação popular. Formação para o emprego. Metodologias participativas. Alunos vulneráveis.Resumen
Este artigo trata da educação popular a partir de uma perspectiva bem específica: a formação para o emprego de alunos em situação de vulnerabilidade, com baixo nível educacional e oriundos de meios sociais modestos e com poucas oportunidades educativas. Nossa contibuição toma como ponto de partida a escola técnica Parque Miraflores, em Sevilha (Espanha). Trata-se de uma iniciativa dos movimentos sociais que tem funcionado durante duas décadas. Discutimos os princípios da educação popular e participativa, aplicando-os às escolas técnicas que surgiram na Espanha em momento posterior à ditadura de Franco. Apresentamos o marco atual da formação para o emprego, destacando a necessidade de combinar preparação profissional e desenvolvimento social e pessoal. Finalmente, ressaltamos as dimensões de educação popular e participativa presentes no caso analisado, comentando suas implicações para
a formação socioeconômica, cultural, sindical, acadêmica e laboral.
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Atualizado em 15/07/2017