Educación popular y formación para el empleo

el caso de la escuela en Sevilla, España Taller Parque Miraflores

Autores

  • Rosario Caraballo-Román Universidad de Sevilla
  • José González-Monteagudo Universidad de Sevilla
  • Rafael M. Hernández-Carrera Universidad Internacional de La Rioja,

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p121-131

Palavras-chave:

Educação popular. Formação para o emprego. Metodologias participativas. Alunos vulneráveis.

Resumo

Este artigo trata da educação popular a partir de uma perspectiva bem específica: a formação para o emprego de alunos em situação de vulnerabilidade, com baixo nível educacional e oriundos de meios sociais modestos e com poucas oportunidades educativas. Nossa contibuição toma como ponto de partida a escola técnica Parque Miraflores, em Sevilha (Espanha). Trata-se de uma iniciativa dos movimentos sociais que tem funcionado durante duas décadas. Discutimos os princípios da educação popular e participativa, aplicando-os às escolas técnicas que surgiram na Espanha em momento posterior à ditadura de Franco. Apresentamos o marco atual da formação para o emprego, destacando a necessidade de combinar preparação profissional e desenvolvimento social e pessoal. Finalmente, ressaltamos as dimensões de educação popular e participativa presentes no caso analisado, comentando suas implicações para
a formação socioeconômica, cultural, sindical, acadêmica e laboral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosario Caraballo-Román, Universidad de Sevilla

Doctora en Pedagogía

José González-Monteagudo, Universidad de Sevilla

Profesor, Universidad de Sevilla, España.

Rafael M. Hernández-Carrera, Universidad Internacional de La Rioja,

Profesor

Referências

AMOR, Elías. Veinte años del Programa de Escuelas Taller, Casas de Oficios y Talleres de Empleo. (Reflexiones

para el futuro). Revista del Ministerio de Trabajo y Asuntos Sociales, n. 71, p. 123-148, 2005.

COMITÉ PROPARQUE EDUCATIVO MIRAFLORES. Fondo documental. Sevilla, 2009.

ESCUELA TALLER MIRAFLORES. Documentación interna. Sevilla, 2013.

DEWEY, John. Arte come esperienza e altri scritti. La Nuova Italia: Firenze, 1995.

ETCHEVERRIA, Daniel. Educación de adultos, subjetividad y transformaciones sociales: impacto social, humano y económico de la educación de personas adultas. Tesis doctoral. Madrid: Universidad Complutense, 2009.

FREIRE, Paulo. La naturaleza política de la educación. Barcelona: Paidós, 1990.

GELPI, Ettore. La educación permanente: principio revolucionario y prácticas conservadoras. In: SÁNCHEZ ROMÁN, A. (Comp.). La educación permanente como proceso de transformación. Sevilla: MCEP, 1994. p. 25-36.

GIORUX, Henry. Los profesores como intelectuales. Barcelona: Paidós, 1990.

______. When schools become dead zones of the imagination: a critical pedagogy manifesto. 2013. Disponível

em: <http://www.truth-out.org/opinion/item/18133-when-schools-become-dead-zones-of-the-imagination-a-criticalpedagogy-manifesto>. Acesso em: 21 jan. 2015.

LEGRAND, Paul. Introducción a la educación permanente. Barcelona: Teide, 1973.

LUCIO-VILLEGAS, Emilio; PEREIRA GOMES, Isabel; FRAGOSO, António. Recognition of lifespan learning from a permanent education perspective. In: MERRILL, Barbara; GONZÁLEZ MONTEAGUDO, José. Educational

journeys and changing lives. Aldult student experiences. Sevilla: ESREA, Universidad de Sevilla y Universidad de Warwick, 2010. p. 139-147.

NÚÑEZ, Carlos. Educación popular: una mirada de conjunto. Revista Decisio, p. 3-14, 2005.

PUENTE, Raúl. Los huertos urbanos de Sevilla. De la tradición a la novedad. Trabajo de Investigación. Sevilla: Universidad Pablo de Olavide, 2010.

REGGIO, Piergiorgio. El cuarto saber. Guía para el aprendizaje experiencial. Xátiva, Valencia: Edicions del Crec, 2010.

Publicado

2015-06-19

Como Citar

CARABALLO-ROMÁN, R.; GONZÁLEZ-MONTEAGUDO, J.; HERNÁNDEZ-CARRERA, R. M. Educación popular y formación para el empleo: el caso de la escuela en Sevilla, España Taller Parque Miraflores. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 24, n. 43, p. 121–131, 2015. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p121-131. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1319. Acesso em: 29 mar. 2024.