Os bailes axixaenses como lugares educativos para mulheres (década de 1960)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p46-64

Palavras-chave:

Mulheres. Bailes. Representação. Distinção.

Resumo

Neste artigo, objetivou-se compreender em que medida bailes classificados como de Primeira e de Segunda funcionavam como lugares educativos para mulheres na sociedade de Axixá/MA, da década de 1960. Ancorou-se na dimensão da História Cultural; metodologia da história oral. Realizou-se pesquisas bibliográfica e de campo. Usou-se entrevista[1] semiestruturada com 05 (cinco) pessoas idosas locais. Sustentou-se teoricamente em: Chartier (2002a; 2002b; 2010) e Bourdieu (2012; 2007). Identificou-se, na sociedade axixaense da década de 1960, a existência de bailes classificados em de “Primeira” e de “Segunda”, sendo para as mulheres rigidamente definido os que poderiam frequentar. Concluiu-se que os “Bailes de Primeira” e de “Segunda” funcionavam como lugares educativos para mulheres, na medida em que, por meio de sua dinâmica e práticas educavam as mulheres sobre quais os seus lugares na sociedade local.

 

[1] As entrevistas foram realizadas mediante assinatura de Termo Livre e Esclarecido.

Neste artigo, objetivou-se compreender em que medida bailes classificados como de Primeira e de Segunda funcionavam como lugares educativos para mulheres na sociedade de Axixá/MA, da década de 1960. Ancorou-se na dimensão da História Cultural; metodologia da história oral. Realizou-se pesquisas bibliográfica e de campo. Usou-se entrevista[1] semiestruturada com 05 (cinco) pessoas idosas locais. Sustentou-se teoricamente em: Chartier (2002a; 2002b; 2010) e Bourdieu (2012; 2007). Identificou-se, na sociedade axixaense da década de 1960, a existência de bailes classificados em de “Primeira” e de “Segunda”, sendo para as mulheres rigidamente definido os que poderiam frequentar. Concluiu-se que os “Bailes de Primeira” e de “Segunda” funcionavam como lugares educativos para mulheres, na medida em que, por meio de sua dinâmica e práticas educavam as mulheres sobre quais os seus lugares na sociedade local.

 

[1] As entrevistas foram realizadas mediante assinatura de Termo Livre e Esclarecido.

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Biografia do Autor

Delcineide, Universidade Federal do Maranhão/UFMA

DOUTORA EM EDUCAÇÃO/UFRN. MESTRE EM EDUCAÇÃO/UFMA. LICENCIADA EM HISTÓRIA/UFMA. PROFESSORA ADJUNTO DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/UFMA E PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/PPGE/UFMA.

Darlan, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO/UFMA

LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA. ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA. MESTRANDO EM GESTÃO DO ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA/PPGEB/UFMA.

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

SEGADILHA, D. M. F.; MÉLO, D. . Os bailes axixaenses como lugares educativos para mulheres (década de 1960). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 63, p. 46–64, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p46-64. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11162. Acesso em: 28 mar. 2024.