O Programa Mulheres Mil no Campus Canguaretama do IFRN

análise socioeconômica e educativa

Autores

  • Gisele Dias Quirino IFRN
  • Avelino Aldo de Lima Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN Campus Canguaretama https://orcid.org/0000-0003-4810-8742

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p270-289

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Educação Profissional, Programa Mulheres Mil, Divisão sexual do trabalho, Vulnerabilidade.

Resumo

O Programa Mulheres Mil é uma política pública nacional cujo escopo consiste na formação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social. O presente artigo constitui-se em um estudo de caso com o objetivo de identificar o perfil socioeconômico das candidatas inscritas nos cursos do PMM do Campus Canguaretama do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) nos anos 2016 a 2019. O texto pretende apresentar o contexto histórico de formação e consolidação do PMM; compreender sua relação enquanto política pública e a EJA no contexto da Educação Profissional; e, por fim, refletir introdutoriamente acerca das relações entre gênero e vulnerabilidade, a partir do perfil das estudantes. Os resultados demonstraram que o Programa atende, majoritariamente, mulheres advindas de áreas rurais, entre 20 a 34 anos de idade, casadas ou solteiras com filhos, com renda familiar de até 01 (um) salário-mínimo, sendo que muitas recebem benefício social, como única renda. Em comparação com outros estudos, concluímos que as estudantes são marcadas pelas consequências da divisão sexual do trabalho e de uma política ineficaz para a Educação de Jovens e Adultos.

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

QUIRINO, G. D.; AVELINO ALDO DE LIMA NETO. O Programa Mulheres Mil no Campus Canguaretama do IFRN: análise socioeconômica e educativa . Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 63, p. 270–289, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p270-289. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10968. Acesso em: 23 abr. 2024.