IMAGEM DO PROFESSOR E ATRATIVIDADE DA DOCÊNCIA:ENUNCIADOS SOBRE CARREIRA DOCENTE NA MÍDIA IMPRESSA
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p197-206Palabras clave:
Atratividade da docência, Discurso, Imagem do professorResumen
O presente texto investe na análise da produção de discursos sobre a atratividade da carreira docente em textos jornalísticos que abordam diversos assuntos relacionados à educação básica, com vistas a compreender, a partir da intersecção entre “imagem do professor na mídia” e “atratividade da docência”, práticas discursivas de produção de representações da docência enunciadas em textos de reportagem sobre a atratividade
da carreira docente divulgados pela mídia impressa. Para o exame de 04 reportagens veiculadas entre 2010 e 2013 sobre a carreira docente no Brasil do arquivo on-line da Fundação Victor Civita sobre a importância dos professores e a qualidade da
educação, opera com a analítica foucaultiana do discurso com vistas a ler, descrever e discutir “como o discurso atua e como se revela” (FOUCAULT, 2006). A análise dos enunciados da mídia impressa permite afirmar que as formações discursivas produzidas selecionam e orientam processos de representação da docência e de valorização do professor como práticas de significação.
Descargas
Citas
BERTOLOTI, Marcelo. Prestígio zero. Revista Veja on-line, São Paulo, 07 fev. 2010. Seção Educação. Disponível em: <http://fvc.org.br/pdf/atratividades-da-carreira/07_02-atratividade-revista-veja-c_a.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2013.
BRAYNER, Flávio Henrique. Dívida pública, educação popular e republicanismo. Revista Educação e Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 89, n. 222, p. 221-232, 2008.
CATALDI, Cristiane. A divulgação da ciência na mídia impressa: um enfoque discursivo. In: CATALDI, Cristiane; GOMES, Maria Carmen Aires; MELO, Mônica Santos de Souza. Gênero discursivo, mídia e identidade. Viçosa: Editora UFV, 2007. p. 155-164.
CITELLI, Adilson. Educomunicação: imagens do professor na mídia. São Paulo: Paulinas, 2012.
COSTA, Marisa Vorraber. Estudos culturais, educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 3, p. 36-61, 2003.
______. A educação na cultura da mídia e do consumo. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.
DIMENSTEIN, Gilberto. O que você vai ser quando não crescer? Folha de São Paulo, São Paulo, 31 jan. 2010. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff3101201019.htm>. Acesso em: 20 jul. 2013.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. O estatuto pedagógico da mídia: questões de análise. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 1, n. 1, 1976.
______. Uma análise foucaultiana da TV: das estratégias de subjetivação da cultura. Currículo sem Fronteiras, Porto Alegre, v. 2, n. 1, 2002.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
______. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2006.
GATTI, Bernadete. A.; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá (Org.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, DF: UNESCO, 2009.
GATTI, B. A. Et al. A atratividade da carreira docente no Brasil. In: FUNDAÇÃO VITOR CIVITA. Estudos & pesquisas educacionais, São Paulo, n. 1, p. 139-210, maio 2010.
GATTI, Bernadete. A.; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília, DF: UNESCO, 2011.
GIROUX, Henry A. Praticando estudos culturais nas faculdades de educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. p. 85-103.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tadeu Tomaz Silva e Guacira Lopes Louro. 4. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
MADEIRA, Ana Isabel. O professor operário e apóstolo: Contributos para a história da profissão docente em contexto colonial durante a I República (1910-1926). Sísifo – Revista de Ciências da Educação, Lisboa, n. 11, p. 65-74, 2010.
NETO, José Batista. Valorização do magistério: formação, recrutamento e profissionalização. In: NETO, José Batista; SANTIAGO, Eliete (Org.). Formação de professores e prática pedagógica. Recife: Fundaj, 2006. p. 89-97.
NÓVOA, Antonio. Professores: imagem do futuro presente. Lisboa: EDUCA, 2009.
PAIVA, Paulo Henrique Apipe Avelar de; SOUTO, Romélia Mara Alves. A pouca atratividade da carreira docente: um estudo sobre o exercício da profissão entre egressos de uma Licenciatura em Matemática. Pro-Posições, Campinas, v. 24, n. 1, p. 201-224, 2013.
SHEIBE, Leda. Valorização e formação dos professores para a educação básica: questões desafiadoras para um novo plano nacional de educação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 112, p. 981-1000, 2010.
SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
______. Identidade e diferença. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
VALENZA, Cecília. Professor vai virar artigo de luxo. Gazeta do Povo, Curitiba, 22 fev. 2010. Vida e Cidadania, p. 4. Disponível em: <http://fvc.org.br/pdf/atratividades-da-carreira/22_02-atratividade-da-carreira-gazeta-do-povo.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2013.
VERZOLA, Ana Luiza. Interesse pela carreira de professor diminui. O Diário.com, 21 abr. 2013. Disponível em: <http://maringa.odiario.com/empregos/noticia/739212/interesse-pela-carreira-de-professor-diminui/>. Acesso em: 20 jul. 2013.
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017