ENTRE O SENTIDO DO CUIDADO E O CUIDADO DO SENTIDO: DISPOSITIVOS FORMATIVOS, CONTROLES E SINUOSIDADES DE UM NOVO INDIVIDUALISMO NA CULTURA CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%25pKeywords:
Cultura contemporâneaAbstract
O estudo tem a tradição filosófica como básica na sua configu-ração metodológica e emrge em meio aos objetos que vêm construindo o campo especifico dos processos formativos. Procu-ramos compreender de que modo a subjetividade vem sendo problematizada e quais suas implicações na vida/formação dos seres humanos. Tal investigação surgiu com base nas inquietações e provoca-ções tencionadas pela problematica que pare-ce assumir, nos dias de hoje, quase a força de um princípio ca-tegórico, e que pode ser traduzida nas expressões: "A vida como obra", "A vida como projeto", ou ainda, na expressão mais utilizada no campo da educação:"Ser ou não ser autor de sua própia vida", afirmação que ressalta o caráter de agência dos processos subjetivos e assinala a tendência contemporâ-nea do fenômeno de ampliação dos espaços outrora tidos como da ordem da "interioridade" ou do "privado". Deste modo, os processos formativos emergentes apontam para toda uma reconfiguração dos espaços e dos tempos.Utilizando o cuidado como um dispositivo fundante e um dos modos pri-oritários de se situar no mundo em nossa atualidade, o pre-sente trabalho tem como escopo uma problematização da relação entre o conhecimento e o modo de subjetivação do-minante na cultura ocidental.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017