MOTIVAÇÃO E CONHECIMENTOS PRÉVIOS:FATORES CONDICIONANTES DA APRENDIZAGEM DO ADULTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Authors

  • Pauleany Simões de Morais Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Andrezza Maria Batista Nascimento Tavares Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Márcio Adriano de Azevedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).
  • Priscilla de Medeiros Costa Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%25p

Abstract

Vários são os aspectos que intervêm na aprendizagem dos adultos, dentre os quais destacamos a motivação e a exploração de conhecimentos prévios. Esta pesquisa tem
como objetivo investigar a interferência dos fatores motivação e conhecimentos prévios no processo de aprendizagem vivenciado pelos alunos do Curso Técnico Integrado em
Informática na Modalidade EJA do IFRN – Campus João Câmara. Caracterizou-se por ser de natureza descritiva, do tipo qualitativo e exploratório. Os dados analisados foram obtidos com base em um questionário semiestruturado aplicado aos 17 alunos que integraram a amostra deste estudo. Os principais fatores motivacionais citados pelos alunos foram a vontade de concluir o ensino médio para ingressar no mercado de trabalho (29%) e a busca de novos conhecimentos (23%). A maioria dos alunos (35%) citou questões relacionadas aos professores como fatores que levam a sentiremse desmotivados para estudar, seguidos de 18% que relataram sentir-se cansados para estudar após a jornada de trabalho. Sobre a importância da utilização de exemplos do cotidiano durante as aulas, 94% afirmaram que eles facilitam a aprendizagem, pois ajudam a relacionar o assunto com acontecimentos do dia a dia, facilitando esse
processo. De maneira geral, percebemos que é urgente a necessidade de redefinição da proposta pedagógica aplicada nas turmas de educação de jovens e adultos, sendo necessá-rias mudanças profundas a fim de conhecer de forma real o perfil desses alunos e adequar as práticas pedagógicas à realidade que é apresentada.

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Author Biographies

Pauleany Simões de Morais, Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Andrezza Maria Batista Nascimento Tavares, Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Márcio Adriano de Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Priscilla de Medeiros Costa Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Graduada em Fisioterapia pela UniversidadeFederal do Rio Grande do Norte (UFRN). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Potiguar (UNP). Servidora doInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

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How to Cite

MORAIS, P. S. de; TAVARES, A. M. B. N.; AZEVEDO, M. A. de; FERNANDES, P. de M. C. MOTIVAÇÃO E CONHECIMENTOS PRÉVIOS:FATORES CONDICIONANTES DA APRENDIZAGEM DO ADULTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 21, n. 37, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/476. Acesso em: 21 dec. 2024.