CURRICULUM PRIVATIZATION AND ENCOURAGEMENT OF YOUTH ENTREPRENEURSHIP: AN ANALYSIS OF FULL-TIME HIGH SCHOOL IN THE STATE NETWORK OF RIO DE JANEIRO
uma análise do ensino médio de tempo integral na rede estadual do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p175-196Keywords:
High School, Curriculum, Privatization, EntrepreneurshipAbstract
The objective of this text is to reflect on the business reform and the privatization process of the curriculum, through its institutes and foundations, which takes place within the State Department of Education of Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ). It is documentary research, theoretically and methodologically grounded in historical and dialectical materialism, which constituted the Full-time Education Program of the State of Rio de Janeiro as an empirical corpus, based on the specificity of Full-Time High School with Emphasis on Applied Entrepreneurship to World of Work. The results indicate that the network served as a “laboratory” for the current High School reform (Law nº 13.415/2017), given the links between the instituted curricular organization and the curricular arrangements developed in the network, under the strong influence of the Ayrton Senna Institute, in addition to to signal the implicit purposes of stimulating entrepreneurship in the current phase of the flexible accumulation regime and the real meaning of entrepreneurship in the Brazilian historical specificity.
Downloads
References
BAGGIO, Adelar Francisco; BAGGIO, Daniel Knebel. Empreendedorismo: Conceitos e definições. Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, Passo Fundo, v. 1, n. 1, p. 25-38, jan. 2014. Disponível em: https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistasi/article/view/612. Acesso em: 01 out. 2022.
BARBOSA, Carlos Soares. O Novo Ensino Médio de Tempo Integral: reducionismo, privatização e mercantilização da educação pública em tempos de ultraconservadorismo. e-Mosaicos, v. 8, 2019. DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46449
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Ensino Médio Inovador. Documento orientador. [S.l.: s.n.], abr., 2009. Disponível em: bit.ly/1nHrC75 Acesso em: 08 out. 2022.
BRASIL. Projeto de Lei n.º 6.840-A, de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para instituir a jornada em tempo integral no ensino médio, dispor sobre a organização dos currículos do ensino médio em áreas do conhecimento e dá outras providências. Brasília, 2013. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=B44C4005776EE41477D661B720463355.proposicoesWeb2?codteor=1295592&filename=Avulso+-PL+6840/2013 Acesso em: 24 de nov. 2021.
BRASIL. Medida Provisória N.º 746, de 22 de setembro de 2016. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/medpro/2016/medidaprovisoria-746-22-setembro-2016-783654-publicacaooriginal-151123-pe.html. Acesso em 24 de out. 2022.
BRASIL. Lei Nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em 24 de out. 2022.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF, 2018.
BRASIL. Pátria Educadora: a qualificação do ensino básico como obra de construção nacional. Brasília, 2015. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.files.wordpress.com/2015/04/qualificacao-do-ensinobasico-
documento-para-discussao.pdf. Acesso em: 17 nov. 2021.
BRITTO, Ariana et al. Proposta para um Ensino Médio compatível com o século 21. In: TODOS pela Educação. Educação em debate: por um salto de qualidade na educação básica. São Paulo: Moderna, 2013.
CÁSSIO, Fernando; GOULART, Débora C. A implementação do Novo Ensino Médio nos estados das promessas da reforma ao ensino médio nem-nem. Retratos da Escola, v.16, n.35, 2022.
CATINI, Carolina. Empreendedorismo, privatização e o trabalho sujo da educação. Revista USP, São Paulo, n. 127, p. 53-68, outubro/novembro/dezembro 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i127p53-68
COSTA, Marilda; CAETANO, Maria. Um novo ethos educacional no ensino médio: da formação integral ao empreendedorismo. Revista Exitus, v. 11, n. 1, 2021. DOI:10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1655.
CUNHA, Luiz Antônio. Ensino Médio: atalho para o passado. Educação & Sociedade. Campinas, v.38, n.139, abr-jun 2017. DOI: 10.1590/ES0101-73302017176604
ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Conselho Estadual de Educação (CEE). Deliberação CEE nº 344 de 22 de julho de 2014. Define Diretrizes Operacionais para a organização curricular do ensino médio na rede pública de ensino do estado do Rio de Janeiro. Diário oficial [do] Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 15 ago. 2014a. Disponível em : DOERJ 15/08/2014 - Pg. 19 - Poder executivo | Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro | Diários Jusbrasil. Acesso em 01 out. de 2022.
ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Secretaria de Estado de Educação. Resolução SEEDUC nº 5424 de 02 de maio de 2016. Estabelece o conceito para a implementação do Programa de Educação Integral, no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do estado do Rio de Janeiro, e dá outras providências. Diário oficial [do] Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 03 maio 2016. Disponível em: https://seguro.mprj.mp.br/documents/112957/15506385/RESOLUCAO_SEEDUC_N_5424_DE_02_DE_MAIO_DE_2016.pdf. Acesso em 01 out. de 2022.
ESTADO RIO DE JANEIRO. Secretaria de Estado de Educação. Resolução SEEDUC nº 5508 de 01 de fevereiro de 2017a. Implanta, Ensino Médio de Tempo Integral com Ênfase em Empreendedorismo Aplicado ao Mundo do Trabalho, nas unidades escolares que menciona, e dá outras providências. Diário oficial [do] Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 02 fev. 2017a. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/136179363/doerj-poder-executivo-02-02-2017-pg-37 Acesso em 01 de out. de 2022.
ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Secretaria de Estado de Educação. Após aulas de empreendedorismo, aluno abre o próprio negócio. Youtube. 10 jan. 2022. 2 min. 41s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Nux8mqKrhhI. Acesso em: 26 ago. 2022.
FERRAZ, Janaynna; FERRAZ, Deise. Do espírito do capitalismo ao espírito empreendedor: a consolidação das ideias acerca da prática empreendedora numa abordagem histórico-materialista. Cad. EBAPE.BR, v.20, nº1, Rio de Janeiro, jan./fev. 2022. p. 105-117. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/ScBZSdpKpQNHGP9jnbCTHXf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 ago. 2022.
FERRETI, Celso João; SILVA. Mônica Ribeiro. Reforma do ensino médio no contexto da medida provisória nº 746/2016: estado, currículo e disputas por hegemonia. Educação & Sociedade, Campinas, v.38, n º 139, p. 385-404, abr./jun., 2017, p. 385-404. ISSN 0101-7330. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/es/v38n139/1678-4626-es-38-139-00385.pdf. Acesso em: 05 out. 2022.
FREITAS. Luiz Carlos. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Novos fetiches mercantis da pseudoteoria do capital humano no contexto do capitalismo tardio. In: ANDRADE, J. de; PAIVA, L. G. de. (Org.). As políticas públicas para a educação no Brasil contemporâneo: limites e contradições. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2011. p. 18-35.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise N. (Orgs.) Ensino médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise N. Medida Provisória 746/2016: a contra-reforma do ensino médio do golpe de estado de 31 de agosto de 2016. Revista HISTEDBR on line, n. 16, v. 7, 2016. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i70.8649207
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GRAMSCI, Antonio. Os Intelectuais e a organização da cultura. 9ª ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1995
GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere. Tradução Carlos Nelson Coutinho; co-edição Luiz Sergio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. (v. 1).
INSTITUTO AYRTON SENNA/SEEDUC/RJ. Solução Educacional para o Ensino Médio – Volume 1. 2012. Disponível em: <http://educacaosec21.org.br/wp- content/uploads/2013/07/solu%C3%A7%C3%A3o-educacional-1.pdf>. Acesso em: 05 out. 2022.
INSTITUTO AYRTON SENNA. Educação do século XXI. Colégio Chico Anysio, 2013. Disponível em: http://educacaosec21.org.br/colegio-chico-anysio/ Acesso em: 08 out.2022.
INSTITUTO FECOMERCIO DE PESQUISAS E ANÁLISES. Rio de Números: análise dos dados socioeconômicos do Estado do Rio de Janeiro. 2019. Disponível em: http://www.fecomerciorj.org.br/sites/default/files/fecomerciorio/files/pagina_arquivo/rio_em_numeros_ano1_numero01_print_completo_ifec_0.pdf. Acesso em 01 out. 2022.
KUENZER. Acácia. Trabalho e escola: a flexibilização do ensino médio no contexto do regime de acumulação flexível Educação e Sociedade, v.38, n.139, abr.-jun., 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017177723
MANACORDA, Mario. A. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez, 1991.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, Coleção Os Pensadores, 2. ed. 1978.
MELO NETO, Francisco Paulo de; FROES, César. Empreendedorismo social: a transição para a sociedade sustentável. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.
MIRANDA, Eduardo. Mais afetados pelo desemprego, jovens do Rio de Janeiro contam sobre as dificuldades de conseguir trabalho. Brasil de Fato: Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2022/06/15/mais-afetados-pelo-desemprego-jovens-do-rj-contam-sobre-as-dificuldades-de-conseguir-trabalho Acesso em: 25 ago. 2022.
MOEHLECKE, S. Políticas de educação integral para o Ensino Médio no Rio de Janeiro: uma ampliação do direito à educação? Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 1, p. 145-169, jan./abr. 201. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss1articles/moehlecke.pdf Acesso em: 17 dez. 2021.
NITAHARA, Akemi. No Rio, escolas públicas buscam parcerias para melhorar ensino médio. Agência Brasil. 06-09-2018. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-09/no-rio-escolas-publicas-buscam-parcerias-para-melhorar-ensino-medio. Acesso em 01 out. 2022.
PORTAL G1. RJ tem a pior taxa de desemprego e a maior queda na renda da Região Sudeste. G1Globo: Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2021/12/01/rj-tem-a-pior-taxa-de-desemprego-da-regiao-sudeste.ghtml.
Acesso em 25 ago. 2022.
RAMOS, Marise. Concepção do ensino médio integrado, 2008. Disponível em: https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-do-ensino-medio-integrado-marise-ramos1.pdf Acesso em: 05 out. 2022.
RAMOS, Marise N. Ensino Médio Integrado: lutas históricas e resistências em tempos de regressão. In: ARAUJO, Adilson Cesar; SILVA, Claudio Nei Nascimento da (Orgs.). Ensino Médio Integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, 2017.
RAMOS, Marise N.; PARANHOS, Michelle. Contrarreforma do ensino médio: dimensão
renovada da pedagogia das competências? Retratos da Escola, v. 16, n. 34, jan./abr. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.22420/rde.v16i34.1488
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 22 ed. Campinas: Autores Associados, 1989
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2000.
SCHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Célia M. de; EVANGELISTA, Olinda. Política Educacional. 4ª ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
SCHUMPETER, Joseph. A. Capitalismo, Socialismo e Democracia. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961.
SILVA, Mônica Riberio da. A BNCC da reforma do ensino médio: o resgate de um discurso empoeirado. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.34, 2018. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/edur/a/V3cqZ8tBtT3Jvts7JdhxxZk/?lang=pt Acesso em: 15 set. 2022.
SILVA, Karen Cristina J. Ruppel da; BOUTIN, Aldimara C. Novo ensino médio e educação integral: contextos, conceitos e polêmicas sobre a reforma. Educação; Santa Maria | v. 43 | n. 3 | p. 521-534 | jul./set. 2018.
TARLAU, Rebeca; MOELLER, Kathryn. O consenso por filantropia: como uma fundação privada estabeleceu a BNCC no Brasil. Currículo sem Fronteiras, v, 20, n.2, p. 553-603, 2020. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss2articles/tarlau-moeller.html. Acesso em 15 de nov. 2020.
UNESCO. O Marco de Ação de Dakar Educação Para Todos: atendendo nossos compromissos coletivos. Dakar, Senegal: Cúpula Mundial de Educação, 2000.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017