TEMPOS E REDES: A ARQUITETURA DE UMA SALA DE AULA EM EAD
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p131-139Keywords:
Tecnologia, Educação, Tempo pedagógicoAbstract
Nos últimos anos, tem-se intensificado a implantação de cursos de graduação na modalidade a distância nas instituições públicas, permitindo que a investigação de
elementos importantes em relação ao processo de ensino aprendizagem realizado em EAD também faça parte de discussões relevantes no âmbito acadêmico. O desafio é
o de incorporar as tecnologias de informação e comunicação, as TIC, tendo em vista esses aspectos, sem incorrer no equívoco de aliar o recurso tecnológico à concepção empirista da educação. Em tempos de educação em rede, o tempo pedagógico assume a dimensão temporal dedicada à produção de experiências significativas que levem o estudante à autonomia no processo ensino aprendizagem. A inserção das TIC é, em geral, vista como simples instrumentalização, mas sendo novas tecnologias sua relevância toma outros sentidos, compondo as assim ditas habilidades do século XXI.
Nosso aporte teórico encontra respaldos nos trabalhos desenvolvidos por Lévy (2009) e Pais (2004). Nosso objetivo é assumir a postura de pesquisadoras que acreditam que é preciso encarar o desafio que está mais do lado educacional do que tecnológico e repensar o papel que a pedagogia assume nos dias atuais, bem como trazer à tona reflexões de trabalhos desenvolvidos com resultados positivos.
Downloads
References
GARCIA, J. Cronos e Kairós: repensando a temporalidade do currículo. 2006. Disponível em: <http://www.educacaoonline.pro.br/cronos_e_kairos.asp?f_id_artigo=117>. Acesso em: 20 fev. 2014.
HARVEY, D. Condição pós-moderna – uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 1989.
KENSKI, V. Memórias e formação de professores: interfaces com as novas tecnologias de comunicação. In: CATANI, D. Et al. Docência, memória e gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras, 1997.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2009.
MORAN, José Manuel, MORAN, Juan Manoel. Educação inovadora presencial e a distância. 2003. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/inov.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2014.
MORAES, Denis de. (Org.). Globalização, mídia e cultura contemporânea. Campo Grande, MS: Letra Livre, 1997.
PAIS, Luiz Carlos. Noção de virtualidade e o encanto desvairado da tecnologia na educação escolar. Revista Eletrônica da UNESC, Florianópolis, ano 2, n. 3, maio 2004. Disponível em: <http://www.unescnet.br/nip/Edicao_Anterior/Revista_Eletronica3/ARTIGOS/TEXTO10.asp>. Acesso em: 20 fev. 2014.
PAZ, Octavio. O arco e a lira. São Paulo: Cosaic Naify, 1982.
RIBEIRO, Ormezinda Maria. et al. Da janela virtual à janela real. Sala de aula sem paredes: a construção da prática pedagógica de professores do ensino superior no TELEDUC. 2005. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/164tcf3.pdf>. Acesso em: 22 fev. 2014.
SANTOS, Laymert Garcia dos. Politizar as novas tecnologias: o impacto sócio técnico da informação digital e genérica. Rio de Janeiro: Editora 34, 2003.
VILLARD, Raquel; OLIVEIRA, Eloíza. Tecnologia na educação: uma perspectiva sócio-interacionista. Rio de Janeiro: Dúnya, 2005.
VIRILIO, P. O espaço crítico. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
How to Cite
Issue
Section
License
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017