Desafios da formação docente no Programa Escola Da Terra

análise da experiência na UFRRJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p283-298

Palavras-chave:

Programa escola da terra; Políticas públicas de educação do Campo; Movimentos sociais.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo central apresentar reflexões acerca dos desafios da formação docente no Programa Escola da Terra, considerando as experiências pedagógicas desenvolvidas na UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, na interface com as políticas públicas de educação do campo. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica e documental, utilizando entre as fontes de investigação, legislações, portarias e decretos, assim como, referenciais teóricos sobre a educação do campo e o Programa Escola da Terra. Concluímos que a produção coletiva do saber, em parceria com os cursistas, equipe pedagógica, tutores, comunidades e os movimentos sociais de luta pela terra, contribuiu com a valorização das histórias, memórias, desejos e reconhecimento identitário dos sujeitos, individuais e coletivos, do campo, na sua estreita relação com as escolas do campo. Constatamos que essa articulação é um dos principais desafios a serem enfrentados pelo movimento da educação do campo no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramofly Bicalho Santos, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Docente da UFRRJ. Formado em História e Pedagogia. Especialização em EJA. Mestrado e Doutorado em Educação (Unicamp). Docente do PPGEA - Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola. Área de atuação: Educação do Campo, Movimentos Sociais e EJA.

Suelen Pereira Estevam, UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Graduada em Licenciatura em Educação do Campo. Mestrado em Educação pelo PPGEduc - Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, ambos pela UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Pedro Clei Sanches Macedo, Instituto Federal do Amapá - IFAP

Doutorando em Educação no Programa de Programa de Educação, Contextos Contemporâneos e
Demandas Populares da UFRRJ; Mestre em Ciências no Programa de Pós-graduação em Educação
Agrícola (PPGEA) da UFRRJ; Membro do grupo de Pesquisa Educação do Campo, Movimentos
Sociais e Pedagogia da Alternância da UFRRJ. 

Publicado

2021-10-19

Como Citar

SANTOS, R. B.; ESTEVAM, S. P.; MACEDO, P. C. S. . Desafios da formação docente no Programa Escola Da Terra: análise da experiência na UFRRJ. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 61, p. 283–298, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p283-298. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9913. Acesso em: 29 mar. 2024.