Aprender ensinando:
o que dizem as pesquisas sobre o tema
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p223-242Palavras-chave:
Ensinar aprendendoResumo
Apresentam-se os resultados de uma investigação que buscou identificar, na produção científica, as contribuições de estratégias de ensino estruturadas por ações que proporcionam aprendizagens através do ensino. Foram utilizados, como base de dados, o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, o conjunto de periódicos que integram o Sistema WebQualis da Capes – trabalhos disponíveis on-line, estratos A1 e A2 – e a biblioteca digital ERIC. Foram selecionados 34 trabalhos que apresentavam, no título, resumo ou nas palavras-chave, pelo menos uma destas expressões, adotadas como descritores do estudo: “Ensinar Aprendendo”, “Learning by teaching” e “Lernen durch Lehren”. Classificados em duas categorias de análise, os resultados apontam que a metodologia de aprender através do ensino está sendo utilizada em diferentes contextos escolares, consolidando-se com uma estratégia viável na promoção de aprendizagens sólidas e duradouras tanto para quem ensina quanto para o aprendiz.
Downloads
Referências
ABREU, José Ricardo Pinto de. Contexto Atual do Ensino Médico: Metodologias Tradicionais e Ativas - Necessidades Pedagógicas dos Professores e da Estrutura das Escolas. 2011. 105 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
ÁLVARES, Flor et al. Aprender Enseñando: Elaboración de Materiales Didácticos que facilitan el Aprendizaje Autónomo. Formación Universitaria, v. 1, n. 6, p. 19-28, 2008.
ASLAN, Safiye. Is Learning by Teaching Effective in Gaining 21st Century Skills? The Views of Pre-Service Science Teachers. Educational Sciences: Theory and Practice, v. 15, n. 6, p. 1441-1457, dez. 2015.
ASLAN, Safiye. Learning by Teaching: Can It Be Utilized to Develop Inquiry Skills? Journal of Education and Training Studies, v. 5, n. 12, p. 190-198, dez. 2017.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BISWAS, Gautam; SEGEDY, James R.; BUNCHONGCHIT, Kritya. From Design to Implementation to Practice a Learning by Teaching System: Betty’s Brain. International Artificial Intelligence in Education Society, v. 26, p. 350-364, 2016.
BRINGULA, Rex P. et al. Effects of Prior Knowledge in Mathematics on Learner-Interface Interactions in a Learning-by-Teaching Intelligent Tutoring System. Journal of Educational Computing Research, p. 1-21, 2015.
CARBERRY, Adam R.; OHLAND, Matthew W. A Review of Learning-by-Teaching for Engineering Educators. Advances in Engineering Education, v. 3, n. 2, 2012.
CHASE, Catherine C. et al. Teachable Agents and the Protégé Effect: Increasing the Effort Towards Learning. Journal of Science Education and Technology, v. 18, n. 4, p. 334-352, 2009.
CHIN, Doris B. et al. Preparing Students for Future Learning with Teachable Agents. Society For Research On Educational Effectiveness, 2010.
CÓRDOVA, Vilma H.; GISBERT, David D.; LEMUS, Pedro G. C. Aprender enseñando arte. Cómo convertir la escasez de recursos en oportunidades de aprendizaje. Revista Ibero-Americana de Educação, v. 72, n. 2, p. 143-160, 15 nov. 2016.
DILLNER, Martha. Tutoring by Students: Who Benefits? Research Bulletin, v. 7, n. 1-2, 1971.
DURAN, David. Learning-by-teaching. Evidence and implications as a pedagogical mechanism. Innovations in Education and Teaching International, 2016.
GARTNER, Alan; RIESSMAN, Frank. How to Individualize Learning. Fastback 100. Phi Delta Kappa Intl Inc, 1977.
GRZEGA, Joachim; SCHONER, Marion. The Didactic Model "LdL" (Lernen Durch Lehren) as a Way of Preparing Students for Communication in a Knowledge Society. Journal of Education for Teaching: International Research and Pedagogy, v. 34, n. 3, p. 167-175, 2008.
GUTMAN, Mary. Immediate and Long-Term Effects of “Learning By Teaching” on Knowledge of Cognition. Journal of Education and Learning, v. 6, n. 4, 2017.
KINNEBREW, John S.; BISWAS, Gautam. Identifying Learning Behaviors by Contextualizing Differential Sequence Mining with Action Features and Performance Evolution. International Educational Data Mining Society, 2012.
KORNER, Marianne; HOPF, Martin. Cross-Age Peer Tutoring in Physics: Tutors, Tutees, and Achievement in Electricity. International Journal of Science and Mathematics Education, 2014.
KUBO, Olga Mitsue; BOTOMÉ, Sílvio Paulo. Ensino-aprendizagem: uma interação entre dois processos comportamentais. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 5, dez. 2001.
LAZARUS, Michelle D.; DOS SANTOS, Jason A.; HAIDET, Paul M.; WHITCOMB, Tiffany L. Practicing Handoffs Early: Applying a Clinical Framework in the Anatomy Laboratory. Anatomical Sciences Education, v. 9, n. 5, p. 476-487, 2016.
LENAT, Douglas B; DURLACH, Paula J. Reinforcing Math Knowledge by Immersing Students in a Simulated Learning-By-Teaching Experience. Journal of Artificial Intelligence in Education, v. 24, n. 3, p. 216-250, 2014.
MADEIRA, Miguel Carlos. Situações em que a aula expositiva ganha eficácia. In: EDUCERE – CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 2015. Anais... Curitiba: PUCPR, 2015. p. 36015-36029. Disponível em: <https://educere.pucpr.br/p1/anais.html?tipo=&titulo=&edicao=&autor=MADEIRA&area=>. Acesso em: 20 ago. 2020.
MARQUARDSON, Jim; SCHUETZLER, Ryan M. Teaching Tip: Learning by Teaching through Collaborative Tutorial Creation: Experience using GitHub and AsciiDoc. Journal of Information Systems Education, v. 30, n. 1, p. 10-18, 2019.
MATSUDA, Noboru et al. Cognitive Anatomy of Tutor Leaming: Lessons Leamed With SimStudent. Journal of Educational Psychology, v. 105, n. 4, p. 1152-1163, 2013a.
MATSUDA, Noboru et al. Studying the Effect of a Competitive Game Show in a Learning by Teaching Environment. International Journal of Artificial Intelligence in Education, v. 23, p. 1-21, 2013b.
MESQUITA, Silvana Soares de Araujo; LEIS, Isabel Alice Oswaldo Monteiro. O Cenário do Ensino Médio no Brasil. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 23, n. 89, p. 821-842, out./dez. 2015.
MONTEIRO, C. A. A dimensão da pobreza, da fome e da desnutrição no Brasil. São Paulo. Estudos Avançados, v. 9, n. 24, p. 195-207, 1995.
MORAN, José. Mudar a forma de ensinar e de aprender: transformar as aulas em pesquisa e comunicação presencial-virtual. Revista Interações, São Paulo, v. V, p. 57-72, 2000.
MUIS, Krista R. et al. Learning by Preparing to Teach: Fostering Self-Regulatory Processes and Achievement During Complex Mathematics Problem Solving. Journal of Educational Psychology, v. 108, n. 4, p. 474-492, 2016.
OKITA, Sandra Y. et al. Learning by Teaching with Virtual Peers and the Effects of Technological Design Choices on Learning. Computers & Education, v. 63, p. 176-196, 2013.
PARETO, Lena. A Teachable Agent Game Engaging Primary School Children to Learn Arithmetic Concepts and Reasoning. International Journal of Artificial Intelligence in Education, v. 24, n. 3, p. 251-283, 2014.
PARK, Sanghoon; GENTRY, Vickie. Promoting Pre-Service Teachers' Multimedia Design Skills through Collaborative Multimedia Service-Learning (CMSL). Journal of Service-Learning in Higher Education, v. 6, 2017.
ROSCOE, Rod D. Self-Monitoring and Knowledge-Building in Learning by Teaching. Instructional Science: An International Journal of the Learning Sciences, v. 42, n. 3, p. 327-351, 2014.
RUIZ-GALLARDO, José-Reyes; REAVEY, Duncan. Learning Science Concepts by Teaching Peers in a Cooperative Environment: A Longitudinal Study of Preservice Teachers. Journal of the Learning Sciences, v. 28, n. 1, p. 73-107, 2018.
SONG, Donggil. Designing a Teachable Agent System for Mathematics Learning. Contemporary Educational Technology, v. 8, n. 2, p. 176-190, 2017.
STYMEIST, David. Students Teaching Texts to Students: Integrating LdL and Digital Archives. College Teaching, v. 63, n. 2, p. 46-51, 2015.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VELOSO, Sérgio G. et al. Learning by teaching basic life support: a non-randomized controlled trial with medical students. BMC Medical Education, 2019.
VELOSO, Sérgio Geraldo. Aprender ensinando o suporte básico de vida: a universidade além de seus muros. 2018. Tese (Doutorado em Patologia) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.
WISHART, Jocelyn; TRIGGS, Pat. MuseumScouts: Exploring How Schools, Museums and Interactive Technologies Can Work Together to Support Learning. Computers & Education, v. 54, n. 3, p. 669-678, 2010.
YEUNG, Celine et al. Development and implementation of a longitudinal students as teachers program: participant satisfaction and implications for medical student teaching and learning. BMC Medical Education, 2017.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017