Educação do campo e seus reflexos no contexto amapaense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p286-303

Palavras-chave:

Educação do campo. Distrito de Anauerapucu em Santana-AP. Escola Estadual Francisco de Oliveira Filho.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo trazer reflexões acerca da educação do campo e seus reflexos no contexto amapaense, mais precisamente sobre o Distrito do Anauerapucu localizado na zona rural de Santana-AP, com destaque para a Escola Estadual Francisco de Oliveira Filho. A investigação orientou-se no paradigma qualitativo, através do método de abordagem indutiva, bem como através de pesquisa bibliográfica e documental. As técnicas utilizadas para coleta de dados foram observações in situ, registros fotográficos e diálogos informais - alunos, professores e moradores locais mais antigos - como forma de investigação. Os resultados revelam certo distanciamento entre o discurso, teorias e ações no espaço escolar. As questões que norteiam o debate sobre Educação do Campo não têm ecoado no seio da comunidade, assim como há uma extrema necessidade de fomento de políticas públicas na formação continuada de professores, estrutura física adequada, bem como material didático específico.

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Biografia do Autor

Leandro de Freitas Pantoja, Universidade Federal do Amapá

Mestrando em História pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Pedagogo e Historiador. Especialista em História e Historiografia da Amazônia pela UNIFAP. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos da História Social do Trabalho na Amazônia (LEHSTAM). E-mail: leandrofreitas1349@gmail.com – ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9124-442X

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Federal do Amapá

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Pedagogo, matemático, teólogo. Atualmente é professor permanente no Mestrado em Educação (PPGED/UNIFAP). Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). E-mail: elivaldo.pa@hotmail.com <https://orcid.org/0000-0002-2947-5347>

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Publicado

2021-11-19

Como Citar

PANTOJA, L. de F.; CUSTÓDIO, E. S. Educação do campo e seus reflexos no contexto amapaense. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 64, p. 286–303, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p286-303. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9347. Acesso em: 12 nov. 2024.