“Escola sem partido”:os (des)caminhos do movimento e dos Projetos de Lei

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DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p17-31

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir os fundamentos que orientam o Movimento e os Projetos de Lei autodenominados “Escola Sem Partido” e seus possíveis impactos para a oferta educacional e para o trabalho autônomo de professores no Brasil. Para tanto, a partir de pesquisa bibliográfica e documental e, ainda, tendo como base teórico-metodológica o materialismo histórico e dialético, o texto apresenta alguns fundamentos que orientam Projetos de Lei, contextualiza os condicionantes sociais e políticos que fortalecem as propostas e tece considerações a respeito de seus impactos para a educação e para o trabalho dos professores. Conclui-se que é preciso fortalecer a luta em prol de uma educação voltada aos fundamentos da democracia em detrimento dos conservadores que trazem em seu bojo o autoritarismo, o controle, a subserviência e, consequentemente, o medo.

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Como Citar

CRUZ, T. P. da; FLACH, S. de F. “Escola sem partido”:os (des)caminhos do movimento e dos Projetos de Lei. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 58, p. 17–31, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p17-31. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9031. Acesso em: 21 dez. 2024.