Fluências lexicais africanas e afro-brasileiras no processo de construção identitária dos estudantes da Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%25pPalavras-chave:
Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos, African lexicon, Language and identity, Afro-Brazilian culture.Resumo
A presente tese constitui-se um estudo de caso realizado na Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos, em Salvador, Bahia, vinculada ao terreiro Ilê Axé Opô Afonjá. Investigamos sobre as práticas curriculares que envolvem vivências com lexias africanas e afro-brasileiras e o impacto sociolinguístico na construção identitária dos estudantes. A partir de observações in lócus, tais vivências são descritas, orientadas pela contação de mitos afro-brasileiros, por meio de: livros didáticos e paradidáticos; uso cotidiano de saudações de gentileza, em yorubá; consultas lexicográficas e elaboração de pequenos dicionários; nominações na ambientação escolar e circunvizinhos; cânticos em yorubá e wolof.
Realizamos uma escuta dos falares de um grupo amostral
de doze estudantes, na intenção de identificar a fluência
de tais lexias no uso cotidiano e de registrar sentimentos
de pertença identitária. Dialogamos com autores como
Munanga e Nascimento, que defendem uma educação
voltada para a pluralidade cultural, e Rajagopalan, que
discute o conceito de identidade a partir da língua, em
consonância com o conceito de identidade nos estudos
culturais, defendidos por autores como Bauman e Hall.
Nos falares dos estudantes, foram verificadas sessenta e
cinco lexias africanas e afro-brasileiras, categorizadas e
glosadas, considerando o contexto sociolinguístico em
que surgem. A análise dos dados possibilita concluir
que tais fluências lexicais conduzem os estudantes
ao conhecimento do legado cultural afro-brasileiro, à
desconstrução de estereótipos referentes à população
negra e a construções identitárias pautadas no respeito
à diversidade.
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Atualizado em 15/07/2017