Ensino secundário no Paraná: expansão e transformação (1940/1950)
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p295-309Palavras-chave:
Ensino secundário, Expansão, TransformaçãoResumo
Texto apresenta questões sobre o ensino secundário no estado do Paraná, assinalando o final da década de 1940 como marco do processo de expansão do nível de ensino. As fontes mobilizadas indicam aspectos sociais que modificaram a demanda pelo ensino secundário, as ações governamentais para procurar atender às necessidades e as contradições do processo de expansão. Tais questões dão contornos a uma rede de estabelecimentos públicos de ensino secundário numericamente superior às instituições da esfera privada, embora os óbices da expansão possam ter dificultado a garantia de acesso ao ensino secundário para uma parcela mais significativa da população. Ao final, localiza o engendramento de debates e ações visando à transformação desse nível de ensino.
Downloads
Referências
ASSIM SE constrói um Paraná maior. Gazeta do Povo, Curitiba, ano XXXII, n. 8.876, 12 mar. 1950a.
BAHLS, Aparecida Vaz da Silva. A busca de valores identitários: a memória histórica paranaense. 2007. 207 f. Tese (Doutorado em História) – Curso de Pós-graduação em História, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, 2007.
BOSCHILIA, Roseli T. Entre fitas, bolachas e caixas de fósforo: a mulher no espaço fabril curitibano (1940-1960). Curitiba: Artes & Textos, 2010.
BRAGA, Ney. Mensagem apresentada à Assembleia Legislativa do Estado por ocasião da abertura da 3ª sessão ordinária da 4ª legislatura pelo senhor Ney Aminthas de Barros Braga, Governador do Paraná. Curitiba: Imprensa Oficial do Estado, 1961.
CAROLLO, Bráulio. Alfred Agache em Curitiba e sua visão de urbanismo. 2002. 191 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) – Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2002.
CASTRO, Elizabeth Amorim de. Arquitetura das escolas públicas do Paraná (1853-1955). 2010. 355 f. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-graduação em História, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, 2010.
CORREIA, Ana Paula Pupo. História & arquitetura escolar: os prédios escolares públicos de Curitiba (1943-1953). 2004. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, 2004.
DIA DE festa para a juventude. Gazeta do Povo, Curitiba, ano XXXIII, n. 9.403, 27 out. 1951.
DIRETORIA DO ENSINO SECUNDÁRIO (DESe). Relação dos estabelecimentos de ensino secundário. Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES). Rio de Janeiro: MEC/DESe/CADES, 1955.
DIRETORIA DO ENSINO SECUNDÁRIO (DESe). Relação dos estabelecimentos de ensino secundário. Endereços e entidades mantenedoras. Seção de Prédio e Aparelhamento escolar. Rio de Janeiro: MEC/DESe, 1960.
DUDEQUE, Irã José Taborda. Espirais de madeira: uma história da arquitetura de Curitiba. São Paulo: Studio Nobel/FAPESP, 2001.
GOMES, Ângela de Castro (coord.). Olhando para dentro: 1930-1964. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.
GONÇALVES, Josilena Maria Z. Arquitetura moderna no Centenário de emancipação política do Paraná: a construção de um marco de referência. 2001. 208 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (USP), São Carlos, 2001.
INSTITUTO BRASILEIRO DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS. O ensino secundário no Brasil em 1945. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), Rio de Janeiro, v. 6, n. 16, p. 283-310, out. 1945.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Anuário estatístico do Brasil. Rio de Janeiro, 1953.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Anuário estatístico do Brasil. Rio de Janeiro, 1957.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo demográfico de 1960. Paraná. VII recenseamento geral do Brasil. Série regional. v. I. Tomo XIV. Rio de Janeiro, 1960.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Sinopse do censo demográfico: 2010. Rio de Janeiro, 2011.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (INEP). O ensino superior e médio no Brasil. Relação de estabelecimentos de ensino em funcionamento no país no 2º semestre de 1949. Rio de Janeiro: MEC/INEP, 1951.
INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (IPARDES). O Paraná reinventado: política e governo. Curitiba, 1989.
KUNHAVALIK, José Pedro. Bento Munhoz da Rocha Neto: trajetória política e gestão no governo do Paraná. In: OLIVEIRA, Ricardo C. (org.). A construção do Paraná moderno: políticos e política no Governo do Paraná de 1930 a 1980. Curitiba: SETI, 2004a. p. 141-225.
KUNHAVALIK, José Pedro. Ney Braga: trajetória política e bases do poder. In: OLIVEIRA, Ricardo C. (org.). A construção do Paraná moderno: políticos e política no Governo do Paraná de 1930 a 1980. Curitiba: SETI, 2004b. p. 227-419.
LUPION, Moysés. Mensagem apresentada à Assembleia Legislativa do Estado por ocasião da abertura sessão legislativa ordinária de 1950 pelo senhor Moyses Lupion, governador do Paraná. Curitiba: Imprensa Oficial do Estado, 1950.
LUPION, Moysés. Mensagem apresentada à Assembleia Legislativa do Estado por ocasião da abertura sessão legislativa ordinária de 1956 pelo senhor Moyses Lupion, governador do Paraná. Curitiba: Imprensa Oficial do Estado, 1956.
LUPION, Moysés. Mensagem apresentada à Assembleia Legislativa do Estado por ocasião da abertura sessão legislativa ordinária de 1957 pelo senhor Moyses Lupion, governador do Paraná. Curitiba: Imprensa Oficial do Estado, 1957.
LUPION, Moysés. Mensagem apresentada à Assembleia Legislativa do Estado por ocasião da abertura sessão legislativa ordinária de 1958 pelo senhor Moyses Lupion, governador do Paraná. Curitiba: Imprensa Oficial do Estado, 1958.
MAGALHÃES, Marion B. Paraná: política e governo. Curitiba: SEED, 2001.
MARACH, Caroline Baron. Elegia à cultura – a trajetória individual de Erasmo Pilotto e a Escola Serena. 2004. 56 f. Monografia (Bacharelado e Licenciatura em História) – Departamento de História, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, 2004.
MUELLER, Oscar. Centro cívico de Curitiba: um espaço identitário. 2006. 210 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) – Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2006.
O MAIOR colégio da América do Sul. Gazeta do Povo, Curitiba, ano XXXII, n. 8.890, 29 mar. 1950b.
OLIVEIRA FILHA, Elza Aparecida de. Apontamentos sobre a história de dois jornais curitibanos: “Gazeta do Povo” e “O Estado do Paraná”. Cadernos da Escola de Comunicação, Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil), Curitiba, v. 1, n. 2, p. 86-101, jan./dez. 2004.
PARANÁ. Lei nº 312, de 3 de dezembro de 1949. Torna gratuito o ensino secundário e normal. Curitiba, 1949. Disponível em: https://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/pesquisarAto.do?action=exibir&codAto=16219&indice=1&totalRegistros=1&dt=28.7.2020.16.48.20.198. Acesso em: ago. 2020.
PARANÁ. A concretização do plano de obras do governador Moyses Lupion (1947-1950). Relatório. Curitiba, 1950.
PARANÁ. Secretaria de Educação e Cultura. Currículos do ensino médio. Fixados pela SEC para os estabelecimentos estaduais de ensino médio no ano letivo de 1962. Curitiba, 1962a.
PARANÁ. Secretaria de Educação e Cultura. Avaliação do aproveitamento escolar. Normas instituídas para o ano letivo de 1962 nos estabelecimentos estaduais de ensino médio. Curitiba, 1962b.
PARANÁ. Secretaria de Educação e Cultura. Programas de ensino médio. Sugestões apresentadas pela SEC aos professores dos estabelecimentos estaduais de ensino médio. Curitiba, 1962c.
PARANÁ. Lei nº 4.978, de 5 de dezembro de 1964. Estabelece o sistema estadual de ensino. Curitiba, 1964. Disponível em: https://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/pesquisarAto.do?action=exibir&codAto=12350&indice=1&totalRegistros=1&dt=28.7.2020.16.49.10.856. Acesso em: ago. 2020.
PEGORARO, Éverly. Dizeres em confronto (A Revolta dos Posseiros de 1957 na Imprensa Paranaense). 2007. 170 f. Dissertação (Mestrado em História Social) – Programa de Pós-Graduação Interinstitucional em História, Universidade Federal Fluminense (UFF)/Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), Niterói, RJ, 2007.
PILOTTO, Erasmo. A educação no Paraná: síntese sobre o ensino público elementar e médio. Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar (CILEME) – publicação nº 3. Rio de Janeiro: MEC/INEP/CILEME, 1954.
ROCHA NETTO, Bento Munhoz. Mensagem apresentada à Assembleia Legislativa do Estado por ocasião da abertura da 1ª sessão ordinária da 2ª legislatura pelo senhor Bento Munhoz Rocha Netto, governador do Paraná. Curitiba: Imprensa Oficial do Estado, 1951.
ROCHA NETTO, Bento Munhoz. Mensagem apresentada à Assembleia Legislativa do Estado por ocasião da abertura da 2ª sessão ordinária da 2ª legislatura pelo senhor Bento Munhoz Rocha Netto, governador do Paraná. Curitiba: Imprensa Oficial do Estado, 1952.
SALLES, Jefferson de Oliveira. A relação entre o poder estatal e as estratégias de formação de um grupo empresarial paranaense das décadas de 1940-1950: o caso do Grupo Lupion. In: OLIVEIRA, Ricardo C. (org.) A construção do Paraná moderno: políticos e política no Governo do Paraná de 1930 a 1980. Curitiba: SETI, 2004. p. 31-140.
SANTOS, Antônio Cesar de Almeida. Memórias e cidade: depoimentos e transformação urbana de Curitiba (1930-1990). 1995. 174 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, 1995.
SILVA, Geraldo Bastos. Introdução à crítica do ensino secundário. Rio de Janeiro: MEC/CADES, 1959.
SILVA, Rossano. Educação, arte e política: a trajetória intelectual de Erasmo Pilotto. 2014. 341 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, 2014.
SOUZA, Rosa Fátima de. História da organização do trabalho escolar e do currículo no século XX: ensino primário e secundário no Brasil. São Paulo: Cortez, 2008.
TEIXEIRA, Anísio. A escola secundária em transformação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 21, n. 53, p. 3-20, jan./mar. 1954.
VIEIRA, Carlos Eduardo. O movimento pela Escola Nova no Paraná: trajetória e ideias educativas de Erasmo Pilotto. Educar em Revista, Curitiba, n. 18, p. 53-73, 2001.
VIEIRA, Carlos Eduardo. Erasmo Pilotto. In: FÁVERO, Maria de Lourdes Albuquerque; BRITTO, Jader de Medeiros (org.). Dicionário de educadores no Brasil: da colônia aos dias atuais. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ / MEC-Inep-Comped, 2002. p. 296-300.
VIEIRA, Carlos Eduardo. Erasmo Pilotto: identidade, engajamento político e crenças dos intelectuais vinculados ao campo educacional brasileiro. In: LEITE, Juçara; ALVES, Cláudia (org.). Intelectuais e história da educação no Brasil: poder, cultura e políticas. Vitória: EDUFES, 2011. p. 25-54.
XAVIER, Libânia Nacif. O Brasil como laboratório: educação e ciências sociais no projeto dos Centros Brasileiros de Pesquisas Educacionais CBPE/INEP/MEC (1950-1960). Bragança Paulista, SP: IFAN/CDAPH/EDUSF, 1999.
WEREBE, Maria José Garcia. Grandezas e misérias do ensino brasileiro. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1963.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017