Os Centros Integrados de Educação na Bahia
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p77-94Palavras-chave:
Educação secundária, Escola Única, Educação na Bahia, Escola em tempo integralResumo
O presente artigo tem por objetivo traçar a análise de uma experiência educativa para o ensino secundário na cidade de Salvador/Bahia na década de 1960 sendo considerada inovadora no período em que foram construídas. Os Centros Integrados de Educação, dando destaque ao Centro Integrado Anísio Teixeira, foi uma escola com funcionamento de forma integral, da educação primária ao secundário com cursos técnicos profissionalizantes e em tempo integral cujo foco era o de dar a crianças e jovens uma educação completa, nessa perspectiva os objetivos por ela determinados seriam: uma educação que auxiliasse o indivíduo não apenas quanto aos aspectos cognitivos ou intelectuais, mas também no seu desenvolvimento como um todo e na formação para o trabalho. Para isto serão aqui analisadas as bases teóricas que as justificam, a Escola Única, seus precursores e como estas foram transpostas para a realidade baiana. Será analisada também a experiência dos Centros Integrados com suas especificidades e como eles foram de fato efetivados segundo os participantes diretos das experiências educacionais – ex-professores e ex-alunos – e por fim identificar qual a importância da mesma para a História da Educação secundária na Bahia em seu tempo e para a atualidade, ou seja, o seu legado enquanto experiência educacional inovadora.
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Atualizado em 15/07/2017