Os Centros Integrados de Educação na Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p77-94

Palavras-chave:

Educação secundária, Escola Única, Educação na Bahia, Escola em tempo integral

Resumo

O presente artigo tem por objetivo traçar a análise de uma experiência educativa para o ensino secundário na cidade de Salvador/Bahia na década de 1960 sendo considerada inovadora no período em que foram construídas. Os Centros Integrados de Educação, dando destaque ao Centro Integrado Anísio Teixeira, foi uma escola com funcionamento de forma integral, da educação primária ao secundário com cursos técnicos profissionalizantes e em tempo integral cujo foco era o de dar a crianças e jovens uma educação completa, nessa perspectiva os objetivos por ela determinados seriam: uma educação que auxiliasse o indivíduo não apenas quanto aos aspectos cognitivos ou intelectuais, mas também no seu desenvolvimento como um todo e na formação para o trabalho. Para isto serão aqui analisadas as bases teóricas que as justificam, a Escola Única, seus precursores e como estas foram transpostas para a realidade baiana. Será analisada também a experiência dos Centros Integrados com suas especificidades e como eles foram de fato efetivados segundo os participantes diretos das experiências educacionais – ex-professores e ex-alunos – e por fim identificar qual a importância da mesma para a História da Educação secundária na Bahia em seu tempo e para a atualidade, ou seja, o seu legado enquanto experiência educacional inovadora.

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Biografia do Autor

Edna Pinheiro Santos, Universidade do Estado da Bahia

Licenciada em Pedaogia Plena pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB - 2012. Mestrado em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC - UNEB - 2016. Doutoranda do programa de Pós graduação em Educação e Contemporaneidade - ingresso em 2020. Membro do Grupo de Pesquisa Memória da Educação na Bahia. Professora do Ensino Fundamental 1 da Rede Particular de Ensino.

Jaci Maria Ferraz de Menezes, Universidade do Estado da Bahia

Professora Plena da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Licenciada em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar e em professor para o Magistério de Segundo grau, com habilitação em ensino de Sociologia da Educação pela Universidade Federal da Bahia (1972); Especialista em Educação pela Mesma FACED UFBA (1990). Doutorada em Ciencias de La Educación pela Universidade Católica de Córdoba (1997), como bolsista da Organização dos Estados Americanos - OEA. Realizou Pós doutorado em Educação e Relações Raciais no Departamento de sociologia da USP (2005) e realizou outro pós doutorado na Fundação Carlos Chagas, sob a supervisão da prof. Dra. Bernardete Gatti, como bolsista FAPESB, com o tema Representações Sociais do trabalho docente e relações raciais. O projeto de pesquisa foi realizado em articulação com o Centro Internacional de Estudos de Representações Sociais e Subjetividades e a Cátedra UNESCO sobre Representações Sociais (2009\2010). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Memória da Educação na Bahia - UNEB

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Publicado

2020-10-28

Como Citar

SANTOS, E. P.; DE MENEZES, J. M. F. Os Centros Integrados de Educação na Bahia. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 59, p. 77–94, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p77-94. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8323. Acesso em: 21 nov. 2024.