APRENDIZAGEM PROFISSIONAL E POLÍTICAS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES:UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Rosimar Serena Siqueira Esquinsani Educação da Universidade de Passo Fundo-UPF.
  • Valdocir Antonio Esquinsani Universidade de Passo Fundo - UPF.

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%25p

Palavras-chave:

Formação de professores, Aprendizagem profissional, Redes esistemas públicos de ensino

Resumo

O texto propõe uma discussão sobre a aprendizagem profissional como base epistemológica da formação continuada de professores. Para tanto, objetiva identificar as principais repercussões dos movimentos e ações para a formação de professores em uma rede pública municipal de ensino, partindo da problematização dos indícios do ponto de vista dos sujeitos do processo: os professores, pontuando também perspectivas para a formação, ancoradas em uma ideia de cognição e aprendizagem do adulto/profissional que se coloca em condição de aprendiz. Como metodologia, lança mão de uma pesquisa empírica de base documental, com dados coletados em
uma rede municipal de ensino de porte médio, no interior do Rio Grande do Sul, ao longo de quinze anos (1997-2012). Os dados empíricos coletados permitem visualizar a frequência dos professores aos eventos de formação continuada, bem
como a avaliação que realizaram acerca dos mesmos. Enquanto pauta de discussão, foram dimensionados indicativos sobre alguns significados que o professor atribui a sua formação continuada, enquanto parte inerente de suas atividades profissionais.
Como conclusão defende-se a formação continuada como qualificação profissional, como parte da condição de ser professor e das atribuições distintivas do processo de
aprendizagem e das práticas pedagógicas que o esteiam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Educação da Universidade de Passo Fundo-UPF.

Doutora em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos -UNISINOS.
Professora Titular I e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF). Pesquisadora CNPq 2. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre gestão e indicadores de qualidade na educação básica (GE-Quali/UPF) e pesquisadora do Grupo História, Política e Gestão da Escola Básica (UNISINOS)

Valdocir Antonio Esquinsani, Universidade de Passo Fundo - UPF.

Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor e pesquisador do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo (UPF). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre gestão e indicadores de qualidade na educação básica (GE-Quali/UPF).

Referências

ALARCÃO, Isabel. Formação continuada como instrumento de profissionalização docente. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Caminhos da profissionalização do magistério. Campinas: Papirus, 1998. p. 99-122.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 9.394, 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 30 ago. 2013.

DAY, Christopher. Desenvolvimento profissional de professores – os desafios da aprendizagem permanente. Tradução Maria Assunção Flores. Porto: Porto Editora, 2001. (Coleção Currículo, Políticas e Práticas).

FORMOSINHO, João. Ser professor na escola de massa. In: ______. (Org.) Formação de professores: Aprendizagem profissional e ação docente. Porto: Porto Editora, 2009.

GAUTHIER, Jacques. O que é pesquisar – entre Deleuze e Guattari e o candomblé. Pensando mito, ciência, arte e culturas de resistência. Educação e Sociedade, Campinas, ano 20, n. 69, p. 13-33, dez. 1999.

KASTRUP, Virginia. Políticas cognitivas na formação do professor e o problema do devir-mestre. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1273-1288, set./dez. 2005.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004.

MACHADO, Anna Rachel. Por uma concepção ampliada do trabalho do professor. In: GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; MACHADO, Anna Rachel; COUTINHO, Antônia (Org.). O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007. p. 77-97.

MIZUKAMI, Maria das Graças Nicoletti. et.al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2003.

PREFEITURA MUNICIPAL DE [...]. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria de Administração. Setor de Estatísticas e Levantamentos da Secretaria Municipal de Educação, 2012.

Como Citar

ESQUINSANI, R. S. S.; ESQUINSANI, V. A. APRENDIZAGEM PROFISSIONAL E POLÍTICAS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES:UM ESTUDO DE CASO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 41, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/830. Acesso em: 28 mar. 2024.