O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR

Autores

  • Susana Soares Tozetto Universidade Estadual de Ponta Grossa http://orcid.org/0000-0002-1696-677X
  • Melissa Rodrigues da Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p144-156

Palavras-chave:

Estágio curricular, Formação inicial, Educação infantil

Resumo

O pedagogo é o sujeito que estuda a complexidade da educação e se torna o mediador dos processos que a envolvem, possibilitando o exercício da docência. O curso de Pedagogia concede ao licenciado atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse contexto, o recorte que se faz na apresentação da presente pesquisa é proveniente da preocupação com a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Docência na Educação Infantil no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná. Nesse sentido, o objetivo da investigação foi analisar o estágio curricular na Educação Infantil, visando compreender o seu papel no curso e contribuir para a formação inicial do pedagogo. Para esta pesquisa, foram analisados os relatórios finais da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Docência na Educação Infantil, documento realizado pelas acadêmicas do terceiro ano do curso, em 2017. A pesquisa contou com a análise documental de 18 relatórios finais de estágio, e, a partir disso, concluiu-se que a disciplina de estágio tem um papel fundamental na formação inicial do futuro profissional, bem como é um espaço formativo e reflexivo da prática pedagógica.

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Referências

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Publicado

2020-04-03

Como Citar

TOZETTO, S. S.; SILVA, M. R. da. O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 57, p. 144–156, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p144-156. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8276. Acesso em: 25 jun. 2024.