O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p144-156Palavras-chave:
Estágio curricular, Formação inicial, Educação infantilResumo
O pedagogo é o sujeito que estuda a complexidade da educação e se torna o mediador dos processos que a envolvem, possibilitando o exercício da docência. O curso de Pedagogia concede ao licenciado atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse contexto, o recorte que se faz na apresentação da presente pesquisa é proveniente da preocupação com a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Docência na Educação Infantil no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná. Nesse sentido, o objetivo da investigação foi analisar o estágio curricular na Educação Infantil, visando compreender o seu papel no curso e contribuir para a formação inicial do pedagogo. Para esta pesquisa, foram analisados os relatórios finais da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Docência na Educação Infantil, documento realizado pelas acadêmicas do terceiro ano do curso, em 2017. A pesquisa contou com a análise documental de 18 relatórios finais de estágio, e, a partir disso, concluiu-se que a disciplina de estágio tem um papel fundamental na formação inicial do futuro profissional, bem como é um espaço formativo e reflexivo da prática pedagógica.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Ana Rita Silva. O lugar da emoção na sala de aula. In: ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção na sala de aula. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2010. p. 89-104.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1: Poder Executivo, Brasília, DF, n. 92, p. 11-12, 16 maio 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília, DF, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Brasília, DF, 2015.
MARCONI, Marina de. Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. In: MARCONI, Marina de. Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. p. 174-214.
NADAL, Beatriz Gomes. Prática pedagógica: a natureza do conceito e formas de aproximação. In: SILVA, Maria Cristina Borges da (org.). Práticas pedagógicas e elementos articuladores. Curitiba: Universidade Tuiuti do Paraná, 2016. p. 15-37.
OLIVEIRA, Dayana. Docência na educação infantil: uma análise a partir dos relatórios de Estágio Curricular Supervisionado do curso de Pedagogia da UEPG. 2018. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, 2018.
OSTETTO, Luciana Esmeralda (org.). Educação infantil: saberes e fazeres da formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2008.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
RINALDI, Carla. O ambiente da infância. In: CEPPI, Giulio; ZINI, Michele (org.). Crianças, espaços, relações: como projetar ambientes para educação infantil. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 122-126.
SAVIANI, Demerval. Sentido da Pedagogia e papel do pedagogo. Revista Ande, São Paulo, n. 9, p. 27-28, 1985.
SILVA, Maria Cristina Borges da. et al. Prática Pedagógica: a natureza do conceito e formas de aproximação. In: SILVA, Maria Cristina Borges da (org.). Práticas pedagógicas e elementos articuladores. Curitiba: Universidade Tuiuti do Paraná, 2016. p. 172-199.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG). Catálogo geral 2016. Ponta Grossa, PR, 2016. Disponível em: http://www.uepg.br/catalogo/cursos/2016/pedagogo.pdf. Acesso em: 20 jul. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017