A Escola Secundária fluminense:

organização, financiamento e desafios (1945-1955)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p258-274

Palavras-chave:

História da Educação, Ensino secundário, Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo tem o objetivo de investigar a expansão do ensino médio no estado do Rio de Janeiro no arco de tempo de 1945 a 1955, com ênfase sobre a escola secundária. Trata-se de um trabalho ancorado em pesquisa bibliográfica e documental no campo da História da Educação. Percebe-se a discreta participação do poder público na criação de escolas dessa modalidade e, mais do que isto, a política de prover bolsas de estudo para a frequência em escolas privadas. Busca-se, ainda, abordar os problemas relativos aos baixos índices de conclusão e ao desafio de alargar o atendimento a um número expressivo de estudantes que se mantinham a margem do ensino médio no estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amália Cristina Dias da Rocha Bezerra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Associada da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (Febf) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro ( UERJ) e membro Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias urbanas (Febf /UERJ). Mestrado em Educação e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Claudia Maria Costa Alves de Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora Titular de História da Educação da Faculdade e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em História Social pela USP. Pós-Doutorado na École de Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, sob a supervisão do Prof. Dr. Jacques Revel. Presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), na gestão 2007-2009. Coordenadora do GT História da Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no período 2015-2017. Coordenadora do Grupo de Pesquisa História Social da Educação da UFF.

Fernando César Ferreira Gouvêa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Pós-Doutor em 2016, Doutor em 2008 e Mestre em 2001 na área de História da Educação pela PUC-Rio sob a supervisão e a orientação da saudosa Profª Drª Ana Waleska Mendonça. No Pós-Doutoramento, pesquisa sobre a História da Educação Latino-Americana. Doutorado e Mestrado voltados à História da Educação Brasileira. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade São Judas Tadeu em 1991.Graduado em Pedagogia em 1986 e Letras em 1983 pela Faculdade São Judas Tadeu. Atualmente, é Professor Associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) também da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professor Coordenador da disciplina História na Educação 2 no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Consórcio CEDERJ. Atua na área de História da Educação Brasileira e Latino-Americana, com ênfase na História da Formação Docente e História das Instituições Educacionais. Coordenador do Laboratório de História da Educação Latino-Americana (LHELA).

Referências

ABREU, Jayme. O sistema educacional fluminense: uma tentativa de interpretação e crítica. Rio de Janeiro: MEC/Inep/CBPE/CILEME, 1955. (Série V, Publicação n. 6).

ABREU, Jayme. A luta contra a escola pública brasileira. Educação e Ciências Sociais, Distrito Federal, ano III, v. 3, n. 8, p. 56-63, dez. 1958.

ABREU, Jayme; HAVIGHURST, Robert. O problema da Educação Secundária na América Latina. Educação e Ciências Sociais, Distrito Federal, ano VI, v. 9, n. 17, p. 25-42, maio/ago. 1961.

ALEXANDRE, Maria Lúcia Bezerra da Silva. Um cenáculo de letrados: sociabilidade, imprensa e intelectuais a partir da Arcádia Iguassuana de Letras (AIL) (Nova Iguaçu, 1955-1970). 2015. 204 f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Nova Iguaçu, RJ, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Decreto nº 38.460, de 28 de dezembro de 1955. Institui o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais e centros regionais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Rio de Janeiro, DF, Seção 1, p. 23.778, 29 dez. 1955.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Plano de Organização do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais e dos Centros Regionais. Rio de Janeiro: MEC, 1956.

CABRAL, Vivian da Silva. Maria Rosa Paris e Augusto Monteiro Paris: experiências de magistério em Iguaçu (1875-1935). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Duque de Caxias, RJ, 2017.

COSTA, Márcia Spadetti Tuão da. Patronato São Bento: assistência, escolarização e trabalho para menores em Duque de Caxias (1950-1969). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, 2017.

DALLABRIDA, Norberto. A reforma Francisco Campos e a modernização nacionalizada do ensino secundário. Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 2, p. 185-191, maio/ago. 2009. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/5520/4015. Acesso em: 19 mar. 2020.

DAVID, Fátima Bittencourt. Histórias de professoras: práticas, alternativas e disputas políticas em Duque de Caxias. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, RJ, 2004.

DIAS, Amália. Entre laranjas e letras: processos de escolarização no distrito-sede de Nova Iguaçu (1916-1950). Rio de Janeiro: Quartet/Faperj, 2014.

DIAS, Amália; ESTEVES, Ana Paula da Silva. A expansão da escola secundária e a situação do magistério fluminense (1931-1955). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 10., 2019, Belém. Anais eletrônicos [...]. Belém: SBHE, 2019. v. 1. p. 2521-2534. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1ZGwvKMUTmOXUiRfYsFcnLimNAcEM8TTm/view. Acesso em: 12 dez. 2019.

DIAS, Amália; ESTEVES, Ana Paula da Silva. A pesquisa sobre a educação fluminense e a defesa da democratização da sociedade brasileira (1953-1955). Práxis Educacional, v. 16, n. 38, p. 181-198, jan. 2020. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5996. Acesso em: 20 mar. 2020.

ESTEVES, Ana Paula da Silva. Instituições de ensino secundário na Baixada Fluminense. In: SEMINÁRIO VOZES DA EDUCAÇÃO 20 ANOS: Memórias, Políticas e Formação Docente, 6., 2016, São Gonçalo, RJ. Anais [...]. São Gonçalo, RJ: FFP/UERJ, 2016.

FREITAS, Marcos Cezar de. A pesquisa educacional como questão intelectual na história da educação brasileira. In: FREITAS, Marcos Cezar de (org.). Memória intelectual da educação brasileira. Bragança Paulista, SP: EDUSF, 1999. p. 65-84.

GOUVÊA, Fernando. Tudo de novo no front: o impresso como estratégia de legitimação do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (1952-1964). 2008. 236 f. Tese (Doutorado em Educação) – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), Rio de Janeiro, 2008.

GUEDES, Jordânia Rocha de Queiroz. Cenários do processo de escolarização do Recôncavo da Guanabara – a história de Iguassú (1833-1858). 2012. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 2012.

JARA, Isabela Bolorini. O fazer-se Estado e fazer-se magistério em Iguaçu: funcionarização, agências e experiências (1895-1925). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, 2017.

KNAUSS, Paulo. Preâmbulo. In: NASCIMENTO, Álvaro Pereira; BEZERRA, Nielson Rosa (org.). Da Vila de Iguassu à Baixada Fluminense: histórias de um território. Vol. 1. 1. ed. Curitiba: Prismas, 2019. p. 129-152.

LAMBERT, Jacques. Os dois Brasis. Rio de Janeiro: INEP/CBPE, 1959. (Série VI – Sociedade e Educação).

LIMA, Hugo Moreira. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ), entre o passado e presente: memória e história de um legado educacional. 2015. 84 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Nova Iguaçu, RJ, 2015.

MACEDO, Elza Dely. Ordem na casa e vamos à luta! Movimentos de mulheres, Rio de Janeiro:1945/1964. Lydia da Cunha: uma militante. 2001. 298 f. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, 2001.

MAIA, Manna Nunes. The making of empresariado do ensino secundário em Niterói-RJ (1889-1944). 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, 2017.

MICELI, Giam Carmine Cupello. O processo de espacialização do ensino secundário no estado do Rio de Janeiro (1931-1942). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, 2015.

MIGNOT, Ana Chrystina. Baú de memórias, bastidores de histórias: o legado pioneiro de Armanda Álvaro Alberto. Bragança Paulista, SP: EDUSF, 2002.

NUNES, Clarice. O “velho” e “bom” ensino secundário: momentos decisivos. Revista Brasileira de Educação, n. 14, p. 35-60, maio/ago. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a04.pdf. Acesso em: 21 mar. 2020.

NUNES, Clarice. As políticas públicas de educação de Gustavo Capanema no governo Vargas. In: BOMENY, Helena (org.). Constelação Capanema: intelectuais e política. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2001. p. 103-125.

OLIVEIRA, Antoniette Camargo. Missão Educacional Alemã no Brasil: irmãs franciscanas – de Dillingen para a Baixada Fluminense. Duque de Caxias e São João de Meriti- RJ (1937-1956). 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Programa de Doutorado em Educação, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, 2012.

OLIVEIRA, Marcos Marques de. Os empresários da Educação e o sindicalismo patronal: o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Rio de Janeiro (1944-1990). Bragança Paulista, SP: EDUSF, 2002.

PAIVA, Olga Marinho. O curso Normal do Instituto de Educação Rangel Pestana (1966-2011): espaço de memória e tradição na formação de professores em Nova Iguaçu? 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: http://www.educacao.ufrj.br/ppge/dissertacoes/olga_paiva.pdf. Acesso em: 25 out. 2015.

PEREIRA, Renata Toledo. Nos trilhos do progresso: a expansão do ensino primário em Maricá na Primeira República (1889-1926). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, 2015.

PLESSIM, Vinicius Kapicius. A profissão docente na Escola Regional de Meriti (1921-1954). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Duque de Caxias, RJ, 2017.

RIZZINI, Irma; SCHUELER, Alessandra. Escola primária no estado do Rio de Janeiro: expansão e transformações (1930 a 1954). Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 23, n. 54, p. 877-896, set./dez. 2014. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/835/pdf. Acesso em: 28 mar. 2020.

RODRIGUES, Angélica de Sá de Oliveira Bauer. Emancipações políticas e história da educação: os sistemas municipais de Ensino na Baixada Fluminense (1943-1955). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Duque de Caxias, RJ, 2016.

SANTOS, Júlio Cesar Paixão. Cuidando do corpo e do espírito num sertão próximo: a experiência e o exemplo da Escola Regional de Meriti (1921-1932). 2008. 230 f. Dissertação (Mestrado em História das Ciências da Saúde) – Programa de Pós-Graduação em História das Ciências da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro, 2008.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

SCHUELER, Alessandra Frota Martinez de. Grandeza da pátria e riqueza do Estado: expansão da escola primária no Estado do Rio de Janeiro (1893-1930). Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 19, n. 41, p. 535-550, set./dez. 2010. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/371/339. Acesso em: 28 mar. 2020.

SILVA, Regina Coeli Alcantara. Processos de escolarização em Itaboraí: um estudo sobre a constituição da instrução pública primária e sua cultura escolar (1880-1911). 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, 2019.

SILVA, Vilma Correa Amancio da. Um caminho inovador: o projeto educacional da Escola Regional de Merity (1921-1937). 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, 2008.

SOARES. Katia, M. Pelos narradores da solidão: marcas do Integralismo nas memórias sobre a educadora Aurélia de Souza Braga (Belford Roxo, 1930-1945). 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, 2016.

TEIXEIRA, Anísio. A crise educacional brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 19, n. 50, p. 20-43, abr./jun. 1953. Disponível em: http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/livro8/criseeducacional.html. Acesso em: 12 nov. 2018.

XAVIER, Libânia Nacif. O Brasil como laboratório: educação e ciências sociais no projeto do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais. Bragança Paulista, SP: IFAN/CDAPH/EDUSF, 1999.

XAVIER, Libânia Nacif (coord.). Espaço Anísio Teixeira: referência para a pesquisa educacional no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ/PROEDES, 2004.

Publicado

2020-10-29

Como Citar

BEZERRA, A. C. D. da R.; OLIVEIRA, C. M. C. A. de; GOUVÊA, F. C. F. A Escola Secundária fluminense:: organização, financiamento e desafios (1945-1955). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 59, p. 258–274, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p258-274. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8268. Acesso em: 21 nov. 2024.