A Escola Secundária fluminense:
organização, financiamento e desafios (1945-1955)
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p258-274Palavras-chave:
História da Educação, Ensino secundário, Estado do Rio de JaneiroResumo
Este artigo tem o objetivo de investigar a expansão do ensino médio no estado do Rio de Janeiro no arco de tempo de 1945 a 1955, com ênfase sobre a escola secundária. Trata-se de um trabalho ancorado em pesquisa bibliográfica e documental no campo da História da Educação. Percebe-se a discreta participação do poder público na criação de escolas dessa modalidade e, mais do que isto, a política de prover bolsas de estudo para a frequência em escolas privadas. Busca-se, ainda, abordar os problemas relativos aos baixos índices de conclusão e ao desafio de alargar o atendimento a um número expressivo de estudantes que se mantinham a margem do ensino médio no estado do Rio de Janeiro.
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Atualizado em 15/07/2017